Golfinho "sexualmente frustrado" ataca banhistas para tentar acasalar; entenda

Segundo especialistas, ataques de 2022, 2023 e 2024 podem ter sido causados pelo mesmo golfinho "sexualmente frustrado"

por Mariana Gomes
com informações do NY Times e sob supervisão de Jorge de Sousa
Publicado em 23 ago 2024, às 21h04. Atualizado às 22h03.

Um golfinho “sexualmente frustrado” nas praias de Mihama, no Japão, está sendo apontado como culpado por 16 ataques no último mês. Conforme especialistas locais, duas das vítimas do animal tiveram ferimentos graves nas mãos que precisaram de dezenas de pontos.

Golfinho "sexualmente frustrado" ataca banhistas para tentar acasalar; entenda
Por mais que pareçam inofensivos, ataques de golfinhos são comparados com os de ursos (Foto: Ilustração/Pixabay)

A princípio, estudiosos acreditam que todos os ataques sejam originários do mesmo golfinho. De acordo com Ryoichi Matsubara, diretor do aquário Echizen Matsushima, localizado em Fukui, tanto os ataques recentes, quanto alguns de 2022 e 2023 na região, parecem mostrar um mesmo golfinho nariz-de-garrafa macho do Indo-Pacífico.

Além disso, Matsubara acredita que o golfinho esteja “sexualmente frustrado” por conta de seu comportamento típico de acasalamento. Em 2022 e 2023, o animal foi observado tentando “pressionar seus órgãos genitais contra pessoas”. Entretanto, alguns banhistas foram mordidos ao tentar se aproximar ou tocar o golfinho.

Golfinhos “sexualmente frustrados” podem se jogar contra humanos

Conforme a professora e pesquisadora marinha da Universidade James Cook na Austrália, Putu Mustika, golfinhos podem ferir humanos sem querer durante épocas de acasalamento. “Os golfinhos, quando estão acasalando, podem ser muito selvagens”, explicou. 

Golfinho "sexualmente frustrado" ataca banhistas para tentar acasalar; entenda
Os comportamentos dos golfinhos durante a época de acasalamento podem ser vistos como “agressivos” (Foto: Ilustração/Pixabay)

Além disso, a professora acrescentou que a atitude dos golfinhos de se lançar sobre humanos pode ser um ato sexual e um sinal de que o mamífero está “excitado e solitário”. Por outro lado, o animal pode apenas ser naturalmente agressivo e estar irritado pessoas que tentam tocá-lo. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!