Jiboia 'Ronaldo' tem parto misterioso e dá à luz 14 filhotes
Jiboia estava isolada sem contato com outras cobras há nove anos, em universidade na Inglaterra. Especialistas ficaram surpresos.
A faculdade da cidade de Portsmouth, na Inglaterra, investiga um parto misterioso de uma jiboia-vermelha. A cobra, chamada Ronaldo, deu à luz a 14 filhotes. Porém, ela está isolada em um viveiro da instituição há nove anos.
Na época, a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) resgatou a jiboia e a levou para a faculdade. Desde então, ela não teve contato com outras cobras. Sendo assim, os especialistas entendem que o “milagroso nascimento” aconteceu pelo processo partenogênese.
Partenogênese é um processo em que o óvulo se transforma em embrião sem fertilização. Aliás, é uma condição específica da reprodução assexuada feminina. Além dos répteis, o mesmo pode acontecer com plantas, insetos, peixes e pássaros.
+ Cobra venenosa chega de ‘brinde’ em encomenda de Xbox
Jiboia causa surpresa
Funcionário da City of Portsmouth College, o especialista Pete Quinlan se mostrou surpreso com o raro acontecimento da jiboia.
“Eu crio cobras há 50 anos e nunca vi isso acontecer antes. Os filhotes são clones de sua mãe jiboia, embora suas marcações sejam ligeiramente diferentes”, destacou.
“Ronaldo estava aparentando estar um pouco mais gordo do que o normal, como se tivesse comido uma grande refeição, mas nunca pensamos por um momento que ele, ou melhor, ela, estava grávida”, completou.