Mais de 3 milhões de pets já fizeram check-in em acomodações no Airbnb
Desde a pandemia, à medida que os viajantes se tornaram cada vez mais flexíveis em relação à rotina, tem se observado um novo estilo de viajar. O desejo de conciliar lazer e trabalho, sem abrir mão de comodidades (e companhias) que encontram em casa, levou a um aumento no número de check-ins com animais de estimação em acomodações no Airbnb. Mais de 3 milhões de pets¹ viajaram para acomodações disponíveis na plataforma no mundo todo desde novembro de 2021, quando novas proteções para os anfitriões contra danos a animais de estimação foram lançadas sob o AirCover como parte das novidades do Airbnb 2021 — Edição de Novembro, até setembro de 2022.
Além disso, os animais domésticos não estão apenas viajando via Airbnb, mas também se tornando “anfitriões” ao lado de seus tutores. Cada vez mais, anfitriões estão permitindo pets como hóspedes para criar uma experiência ainda mais inesquecível. Durante o primeiro semestre de 2022, mais de 40% das acomodações no Brasil foram classificadas como pet-friendly. O requisito também está presente entre as 5 comodidades mais procuradas por brasileiros na plataforma em 2021, sendo, em ordem decrescente: wifi, cozinha equipada, pet-friendly, estacionamento gratuito e ar condicionado.
As dez cidades com a maior porcentagem de acomodações pet-friendly ativas no Airbnb no mundo, durante o primeiro semestre de 2022, foram:
- Viñales, Pinar del Río (Cuba)
- Lignano Sabbiadoro, Friuli Venezia Giulia (Itália)
- Tramandaí, Rio Grande do Sul (Brasil)
- Peruíbe, São Paulo (Brasil)
- Itanhaém, São Paulo (Brasil)
- Torres, Rio Grande do Sul (Brasil)
- Guaratuba, Paraná (Brasil)
- Paranaguá, Paraná (Brasil)
- Capão da Canoa, Rio Grande do Sul (Brasil)
- Imbituba, Santa Catarina (Brasil)
Os cinco locais de origem nacional de hóspedes que mais viajaram com animais de estimação no primeiro semestre de 2022, foram:
- São Paulo
- Florianópolis
- Rio de Janeiro
- Ubatuba
- São Sebastião
Em 2022, um quarto das noites reservadas² por hóspedes globais no Airbnb durante o primeiro semestre incluía pelo menos um animal de estimação para viagens de 28 dias ou mais – mostrando que estadias mais longas com animais de estimação são mais do que possíveis. Os cinco locais de origem de hóspedes globais que mais viajaram com animais de estimação no primeiro semestre de 2022, foram:
- Londres (Reino Unido)
- Paris (França)
- Los Angeles (Estados Unidos)
- Nova York (Estados Unidos)
- São Paulo (Brasil)
O CEO do Airbnb, Brian Chesky, se juntou à tendência de Live and Work Anywhere (Viva e Trabalhe em Qualquer Lugar, em tradução) no início de 2022, quando ele e Sophie, seu golden retriever de um ano de idade, começaram a morar em acomodações no Airbnb.
Para os anfitriões que desejam autorizar a estadia de animais de estimação, a plataforma anunciou na Edição de Novembro 2022, uma proteção gratuita para todos os anfitriões ainda mais ampla contra danos de até US$ 3 milhões. O AirCover para anfitriões inclui gastos com limpeza profunda e danos causados por animais de estimação.