Onça-parda é resgatada em galinheiro e solta em área de preservação no Paraná

Felino foi encontrado em propriedade rural de Serra dos Dourados e não apresentava ferimentos. Polícia Militar Ambiental e IAT realizaram o resgate

por Jessica de Holanda
com informações da AEN e supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 26 set 2024, às 16h51. Atualizado às 17h00.

Uma onça-parda (Puma concolor) foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental de Umuarama e pelo Instituto de Água e Terra do Paraná (IAT) em uma propriedade rural no distrito Serra dos Dourados. Ela foi solta nesta quinta-feira (26).

O animal estava saudável (Foto: IAT Umuarama)

Conforme o IAT, o felino tem em torno de dois anos e foi encontrado em um galinheiro. O animal não apresentou ferimentos e por apresentar boas condições de saúde foi solto em uma mata da região, em uma área de preservação ambiental.

Leia mais:

“A onça estava muito tensa, brava, queria voltar logo para o seu habitat. Por isso, não conseguimos fazer a averiguação se era um macho ou uma fêmea”, explicou o chefe do IAT, em Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso.

A onça parda foi resgatada e já foi solta novamente
O felino tem aproximadamente dois anos (Foto: IAT Umuarama)

Veja como prosseguir ao encontrar um animal silvestre

Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, é recomendado entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.