Orcas atacam e afundam barco no Mediterrâneo

Incidentes com embarcações têm acontecido com frequência. Orcas atacam como diversão, apontam especialistas

Publicado em 26 jul 2024, às 13h47.

Um grupo de orcas afundou um barco de R$ 725 mil no Mar Mediterrâneo. O capitão Robert Powell, de 59 anos, informou que cinco orcas aterrorizaram seu veleiro por cerca de duas horas, na costa da Espanha, entre as cidades de Tarifa e Barbate.

Orcas afundam barco
Barco afundando após ataque de orcas | Foto: Reprodução / X

Segundo o jornal “Daily Mirror“, um barco da Guarda Costeira resgatou Robert e os dois tripulantes que estavam com ele. Cerca de 15 minutos após o salvamento, o veleiro afundou completamente.

De acordo com o capitão, as orcas se revezaram para bater no barco, “atacando como lobos”. Aliás, os três partiam no primeiro dos 10 dias de uma viagem que fariam entre Portugal e Grécia.

“De repente, senti algo muito forte atingir o fundo do barco. Minha reação inicial foi que eu tinha batido em uma pedra ou rede de pesca, ou tinha batido em algo submerso, e isso fez o barco inteiro tremer. Foi um golpe forte. Enquanto eu olhava ao redor do barco para ver se conseguia ver alguma coisa, ele foi atingido novamente”, contou o proprietário.

“No segundo golpe, olhei para a parte de trás do barco e pude ver a forma escura de uma orca na água. Ela estava acompanhada por outras duas. Essas três eram bem jovens e estavam batendo no leme com muita violência e força. Assim que o leme foi desativado, todas as cinco orcas circularam o barco. Elas continuaram chegando e batendo em vários lugares diferentes. O barco, sem leme, apenas andava em círculos. Os animais estavam circulando”, completou Robert.

+ Urso ataca ultramaratonista em corrida

Brincadeira das orcas

Especialistas afirmam que as orcas atacam as embarcações provavelmente por diversão. Esses incidentes, inclusive, têm acontecido com frequência no Mediterrâneo.