Orcas atacam e afundam barco no Mediterrâneo
Incidentes com embarcações têm acontecido com frequência. Orcas atacam como diversão, apontam especialistas
Um grupo de orcas afundou um barco de R$ 725 mil no Mar Mediterrâneo. O capitão Robert Powell, de 59 anos, informou que cinco orcas aterrorizaram seu veleiro por cerca de duas horas, na costa da Espanha, entre as cidades de Tarifa e Barbate.
Segundo o jornal “Daily Mirror“, um barco da Guarda Costeira resgatou Robert e os dois tripulantes que estavam com ele. Cerca de 15 minutos após o salvamento, o veleiro afundou completamente.
De acordo com o capitão, as orcas se revezaram para bater no barco, “atacando como lobos”. Aliás, os três partiam no primeiro dos 10 dias de uma viagem que fariam entre Portugal e Grécia.
“De repente, senti algo muito forte atingir o fundo do barco. Minha reação inicial foi que eu tinha batido em uma pedra ou rede de pesca, ou tinha batido em algo submerso, e isso fez o barco inteiro tremer. Foi um golpe forte. Enquanto eu olhava ao redor do barco para ver se conseguia ver alguma coisa, ele foi atingido novamente”, contou o proprietário.
“No segundo golpe, olhei para a parte de trás do barco e pude ver a forma escura de uma orca na água. Ela estava acompanhada por outras duas. Essas três eram bem jovens e estavam batendo no leme com muita violência e força. Assim que o leme foi desativado, todas as cinco orcas circularam o barco. Elas continuaram chegando e batendo em vários lugares diferentes. O barco, sem leme, apenas andava em círculos. Os animais estavam circulando”, completou Robert.
+ Urso ataca ultramaratonista em corrida
Brincadeira das orcas
Especialistas afirmam que as orcas atacam as embarcações provavelmente por diversão. Esses incidentes, inclusive, têm acontecido com frequência no Mediterrâneo.