Peixe-terremoto: conheça o animal que prevê terremotos

por Renata Nicolli Nasrala
com informações do R7
Publicado em 23 jul 2020, às 08h15.

Você já ouviu falar no peixe-terremoto? Há alguns anos este animal, também chamado de peixe-remo, é popularmente conhecido por aparecer dias antes de um abalo sísmico.

A espécie habita regiões muito profundas do oceano, e acredita-se que seja mais sensível às movimentações das placas tectônicas que causam terremotos.

Apesar da teoria e de vários casos em que o peixe-terremoto apareceu antes de desastres naturais, não há comprovação científica pra isso.

Peixe-terremoto foi encontrado recentemente no México

O peixe-terremoto foi recentemente encontrado na Baía de Pichilingue, no México, deixando a população em estado de alerta.

Apesar do pânico, de acordo com o Daily Star, especialistas dizem que não existe correlação entre os acontecimentos – o que certamente ainda não convenceu a todos pelo número de coincidências já vistas no mundo.

peixe-terremoto assustador
Foto: Reprodução/Daily Mail

Conforme estudiosos, o peixe-terremoto ou peixe-remo é muito raro de ser encontrado em praias, já que vive em águas profundas entre 600 a mil metros de profundidade.

A teoria de que esses animais são capazes de prever terremotos vem de que eles vivem em águas profundas, e terremotos acontecem devido à movimentação de placas tectônicas que deslocam grandes quantidades de água no oceano, os levando a fugir das profundezas.

Por isso, ver mais de um deles em um curto período de tempo perto da superfície ou até nas praias é um sinal ruim – e de possível terremoto.

Com aparência assustadora, o peixe-terremoto é alongado e possui até 10 metros, tendo sido considerado um monstro marinho por muito tempo.

No México, o animal foi encontrado pelo engenheiro Fernando Cavalin, que estava acompanhado do amigo David de Zabedrosky.

De acordo com Calin, o animal tinha 4 metros de comprimento e já estava morto em um estado inicial de decomposição.

No Twitter, onde a dupla compartilhou as imagens do animal, internautas já iniciam a teoria do terremoto.

“Esses peixes só vêm à superfície quando algo muito ruim está para acontecer”, apontou um internauta.

Os abalos sísmicos e o peixe

A história da ligação deles com terremotos começou no Japão, em 2011. Na ocasião, um terremoto causou um desastre nuclear seguido de um tsunami que matou cerca de 20 mil pessoas.

peixe-remo
Foto: Reprodução/Daily Mail

Antes do terremoto, ao menos 20 peixes-remo foram vistos encalhados em praias japonesas.

Além disso, antes do Japão vários pescadores viram diversos peixes perto da costa do Chile dias antes de um terremoto de 8,8 graus atingir o país.

O especialista em ecologia e sismologia Kiyoshi Wadatsumi afirmou ao Japan Times que “peixes que vivem perto do fundo do mar são muito sensíveis aos movimentos de falhas ativas”.

E aí, você acredita nessa teoria? Deixe sua opinião nos comentários!

Veja mais notícias sobre o Mundo Animal!