Quanto tempo os gatos vivem?
Você trouxe um bichano para integrar sua família, e ele já é o centro das atenções da casa, com aquele jeito próprio dos felinos. Porém, você parou para pensar quanto tempo um gato vive?
Não são sete vidas, mas podemos garantir que, com todos os cuidados necessários, um gato pode viver bastante tempo. Diversos fatores devem ser levados em conta para calcular a expectativa de vida de um gato, como raça, alimentação de qualidade, castração, vacinação e cuidados veterinários.
A expectativa de vida dos gatos
Saber quanto tempo um gato vive é uma maneira de se preparar para desfrutar da companhia do seu filho de quatro patas por muitos anos. No entanto, é preciso entender que a idade do pet é bem diferente da sua.
Além disso, como citado anteriormente, diversos fatores influenciam a idade dos gatos. Por exemplo, a expectativa de quanto tempo um gato castrado vive pode variar em relação aos outros.
É possível encontrar relatos de gatos que passaram dos 30 anos. Contudo, isso é considerado um recorde mundial de longevidade entre os bichanos. De qualquer forma, se você adotou um gato, é preciso estar consciente de que você assumiu um compromisso a longo prazo.
Afinal, quantos anos um gato vive?
Você sabe quanto tempo um gato doméstico vive? Antes de respondermos a essa pergunta, precisamos explicar que o desenvolvimento biológico dos gatos acontece até um ano de idade. A partir desse momento, eles param de crescer e passam a ser considerados adultos.
Quando ultrapassam dez anos, os gatos já são considerados idosos, por isso precisam de cuidados diferenciados na alimentação para manter uma boa saúde. Diferentemente dos cachorros, o tamanho dos gatos não influencia tanto a longevidade. Assim, a expectativa de vida entre os animais é bem próxima.
Entretanto, sabia que a expectativa de vida desses animais pode variar de acordo com a raça? Pensando nisso, você já se perguntou quanto tempo um gato Siamês vive?
Hoje, os especialistas estimam que a expectativa média de vida de um gato doméstico é de 15 anos, tanto para um animal de raça quanto para um SRD (sem raça definida). Abaixo, confira quanto tempo um gato Persa vive e outras raças:
- Persa: de 12 a 14 anos;
- Siamês: de 15 a 20 anos;
- Burmês: de 9 a 15 anos;
- Birmanês: de 9 a 15 anos.
Como saber a idade dos gatos?
Os dentes e o pelo são os principais indicativos de idade dos gatos. Se você quiser fazer uma estimativa da idade desses animais, dê uma boa olhada nos dentes: quanto mais desgastados, mais idoso é o gato.
O estilo de vida e os cuidados são essenciais para determinar quanto tempo um gato vive. Os gatos que moram nas ruas vivem em média de três a dez anos. Por isso, se você deixa seu gato dar aquela voltinha na rua, saiba que isso pode contribuir para diminuir a expectativa de vida dele.
Entre os vários perigos das ruas, os gatos podem ser vítimas de atropelamento, brigas com outros animais e até sofrer envenenamento e maus tratos de seres humanos mal intencionados. Nas ruas, os gatos também podem contrair doenças infectocontagiosas graves, que afetam o tempo de vida, como FIV e Felv.
Dicas para seu gato viver mais
Além de saber quanto tempo um gato vive, é possível estender esse período. Fora o carinho e a atenção, os cuidados podem ajudar o seu gato a viver muito mais, com qualidade de vida e saúde. Veja essas dicas que separamos para você zelar ainda mais pelo seu pet:
- lembre-se de atualizar a vacinação dos filhotes;
- mantenha sua casa telada e protegida para evitar que o fujão saia para rua;
- escolha uma ração adequada para cada fase de vida do animal;
- brinque diariamente com seu bichano e providencie brinquedos que o estimulem a ter uma vida mais ativa;
- deixe a caixa de areia sempre limpa para prevenir doenças e infecções;
- gatos com mais idade gostam de ambientes tranquilos e silenciosos. Nesse caso, é interessante manter as crianças afastadas;
- se seu gato já é idoso, fique atento à realização do check-up semestral.
Agora que você já sabe quanto tempo um gato vive e quais são os cuidados necessários para manter a saúde do bichano em dia, está preparado para ter um pet como novo integrante da família.
Fonte: Petz