Saiba o que fazer quando o cachorro não quer comer
É comum o veterinário ouvir dos tutores: “Meu cachorro não quer comer”, e essa queixa pode realmente estar relacionada a uma doença, mas também pode ser algum capricho do cão. Hoje, vamos ajudar você a diferenciar um motivo do outro.
De fato, a maioria das doenças provoca a falta de interesse no alimento como um dos sintomas iniciais, mas não são somente as doenças que devemos levar em consideração quando o peludo não quer comer. Fatores psicológicos também podem fazer com que o animal não queira se alimentar.
Esses momentos são realmente de muita aflição, exigem calma e atenção do tutor para ajudar seu amigo. Ficar pensando que se o cachorro não quer comer é porque está doente limita os motivos desse problema. Veja as possibilidades a seguir.
Meu cachorro enjoou da ração
Se você está pensando “meu cachorro não quer comer porque enjoou da ração”, saiba que muitas vezes a culpa é nossa, principalmente se trocamos de ração a todo o momento ou a misturamos com outro ingrediente. Isso ensina a ele que, se parar de comer, receberá algo mais interessante.
Rejeição ao alimento
Se o cachorro não quer comer ração, ele pode não ter gostado dela, principalmente se você trocou a marca ou tipo de alimento de forma brusca. Assim, um cachorro que não come pode ficar fraco e predisposto a doenças.
Para evitar esse problema, a troca de ração deve ser lenta, misturando o alimento antigo ao novo conforme a indicação da embalagem do produto. Uma dica é voltar totalmente à ração antiga e ver se o cachorro não quer comer mesmo ou está rejeitando a nova ração.
Armazenamento da ração
Outro motivo para o tutor pensar “meu cachorro não quer comer” sem apresentar qualquer outro sintoma de doença pode estar relacionado à forma como você armazena a ração.
Muitas vezes, o tutor compra a ração em grandes quantidades e fica abrindo e fechando a embalagem toda vez que vai servir o alimento para o cão. Nesse caso, a ração pode perder a crocância e ficar rançosa, fazendo com que o animal não queira comê-la.
Se a causa provável é essa, fracione a ração em potes bem fechados e protegidos da luz. Assim, ela vai manter sabor e aroma, ficando crocante mesmo que esteja guardada por algum tempo.
Isso pode acontecer também com rações vendidas a granel ou por peso. Esse tipo de venda não garante que a qualidade do produto se mantenha, uma vez que ele fica armazenado em locais que o deixam em contato com a luz e sujeito a oxidações.
Introdução de um novo animal ou bebê à casa
A chegada de novos integrantes na família pode ser um fator estressante para o animal e levar o tutor a se perguntar se quando o cachorro não quer comer, pode ser ciúmes. A resposta é sim!
Quando existem novidades na família que deslocam a atenção dos familiares, o cachorro pode sentir ciúmes, ficar estressado ou pensar que perdeu o lugar no coração dos entes queridos.
Por isso, é muito importante preparar o cão para essa mudança na casa e ajudá-lo a passar por essa situação com o menor estresse possível. Então, dê atenção redobrada para ele. O uso de feromônios sintéticos também pode ajudá-lo a se sentir mais tranquilo.
Falta de apetite associada a outros sintomas
Se o cachorro está sem vontade de comer e com algum outro sintoma, como vômito ou diarreia, isso pode ser motivo de preocupação. É muito comum o tutor procurar o veterinário e dizer: “Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste”.
Isso já ajuda o profissional a encaminhar o atendimento do animal, pois a diarreia é sinal de que o intestino está sofrendo com algum irritante, inflamação ou parasita. Quando o sintoma é só a perda do apetite, a lista de doenças a se investigar é enorme.
Se o tutor diz “meu cachorro não quer comer e está triste”, é possível que ele esteja sentindo falta de algo ou alguém. Se um familiar está ausente, ele pode estar triste com a ausência e não comer.
Se esse não é o caso, muitas doenças podem deixar o animal prostrado. Dor é um dos principais motivos para os cães não comerem, mesmo que não demonstrem mais nenhum sinal de dor além da falta de apetite.
Caso o cachorro não queira comer nem beber água, isso também é motivo de preocupação, e o peludo deve ser levado imediatamente ao veterinário, pois sem beber água, irá desidratar e piorar rapidamente.
Agora, se o cachorro não quer comer e está vomitando, é sinal de que ele comeu algo que não fez bem ou pode ter uma doença sistêmica, como um problema renal ou hepático, provocando o vômito. Nesse caso, o melhor a fazer também é levar seu amigo ao veterinário.
Como abrir o apetite do cachorro
Se o cachorro com falta de apetite está doente, existem medicamentos que podem fazer com que ele tenha fome e vontade de comer. Converse com o veterinário a respeito para ajudar o peludo a voltar a se alimentar.
Uma boa dica é oferecer a ração úmida, que é mais palatável e tem o cheiro mais forte. Umedecer a ração seca pode substituir a úmida, mas ela estraga mais facilmente, por isso, jogue fora o tanto que sobrar.
Fonte: Seres