Tubarão-branco com golfinho na barriga é morto por orca

Tubarão-branco surpreendeu pesquisadores que foram ao local verificar o animal. Fato aconteceu em uma praia na África do Sul

Publicado em 6 jun 2024, às 12h56.

Um tubarão-branco de 4,5 metros foi achado morto em praia de Eastern Cape, na África do Sul. Ele apareceu nas areias após uma orca atacá-lo. Porém, outro fato impressionou.

O tubarão tinha um golfinho de 1,8 metro dentro do estômago. O predador devorou a presa pouco antes de parar na areia sem vida.

Tubarão-branco - África do Sul
Tubarão surpreendeu cientistas / Foto: Divulgção / East London Museum

“O fígado do tubarão-branco estava faltando, restando apenas um pequeno pedaço de tecido”, disse a bióloga marinha Alison Towner após a necropsia, de acordo com a reportagem do “NY Post“.

Os profissionais chegaram à conclusão de que uma orca matou o tubarão-branco a partir das marcas dos dentes. Aliás, este acontecimento é novidade por lá.

“O exame confirmou pela primeira vez a predação de uma orca sobre um tubarão-branco em Eastern Cape”, contou a bióloga.

Apesar de ser o primeiro caso na província, ela destaca que a África do Sul registrou 14 casos de predação de tubarões-brancos por orcas nos últimos nove anos.

Um museu em East London receberia o tubarão-branco, mas, caçadores de troféus removeram os dentes do animal antes dos cientistas encontrá-lo, inviabilizando a doação.

Os pesquisadores, então, removeram amostras de tecidos e músculos para pesquisas em andamento sobre a genética e a dieta do bicho. Depois, enterraram os restos mortais do tubarão.

Mostrar próximo post
Carregando