Tutores com coronavírus devem manter distanciamento dos pets
Após dois cachorros testaram positivo para coronavírus em Curitiba em um projeto de testagens em animais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Rede de Proteção Animal da prefeitura reforçou nesta terça-feira (24) que o ideal é que tutores infectados mantenham distância de seus pets, mesmo que o estudo tenha indicado que os animais não desenvolvem ou transmitem covid-19 a humanos.
“A transmissão de humano para humano continua sendo o principal fator e as medidas de prevenção que já vêm sendo tomadas devem ser mantidas. Portanto, animais de estimação podem e devem ser mantidos nas famílias”, orienta o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo.
Tutores com coronavírus devemm manter distanciamento, mas nunca abandono
Em caso positivo de coronavírus em seres humanos, é importante que o tutor mantenha certo distanciamento dos cães e gatos.
“Não é preciso que haja uma separação, mas reduzir hábitos como o de deixar o animal dormir na cama é recomendado”, diz o diretor.
Além disso, caso o dono do animal precise ser internado, é importante deixar os pets sob os cuidados de alguém de confiança ou em um local especializado neste tipo de serviço. Assim, ficam garantidos os cuidados para o bem-estar de ambos.
“Abandono de animais é crime ambiental, com previsão de multa e reclusão de dois a cinco anos”, explica Evaristo.
O estudo
Conforme a UFPR, os casos de cachorros que testaram positivo para coronavírus são os primeiros confirmados em cães pelo projeto, que é exclusivo no Brasil nas cidades de:
- Curitiba (PR)
- Belo Horizonte (MG)
- Campo Grande (MS)
- Recife (PE)
- São Paulo (SP)
- Cuiabá (MT) – onde um gato foi confirmado com a doença com a ajuda do projeto
O primeiro cão confirmado com covid-19 foi um macho adulto da raça Bulldog Francês cujo tutor testou positivo para SARS-CoV-2 no RT-PCR.
De acordo com a vítima, ele percebeu uma secreção nasal no cão, que em um primeiro teste apresentou uma quantidade pequena de vírus no organismo. Poucos dias depois ambos tiveram resultado negativo para o vírus no corpo.
Já o segundo caso foi de um cachorro macho adulto sem raça definida, que a tutora positivou para coronavírus. Conforme ela, dos seus quatro cães apenas um apresentou espirros e testou positivo para a covid-19.