Vídeo: vespas gigantes matam 30 mil abelhas em ataque à colmeia

por Renata Nicolli Nasrala
com informações do R7
Publicado em 8 maio 2020, às 00h00.

Um grupo de vespas gigantes foi filmada atacando uma colmeia com cerca de 30 mil abelhas nos Estados Unidos (EUA). Nativas da Ásia, a Vespa mandarinia tem chamado a atenção após ter sido vista nos EUA pela primeira vez.

De acordo com especialistas, apenas um indivíduo da espécie asiática é capaz de matar aproximadamente 300 abelhas em uma hora. E ah, as imagens provam a teoria.

Vespas gigantes matam abelhas ferozmente; assista ao vídeo!

Nas imagens feitas por um documentário do National Geographic mostram que um grupo de vespas gigantes foi capaz de matar cerca de 30 mil abelhas durante um ataque para saquear uma colmeia.

As imagens, que viralizaram na internet, comprovam que a espécie não é pra brincadeira, e que “honram” o codinome de “vespas assassinas”.

vespas assassinas

Foto: Flickr/t-mizo

No documentário do National Geographic o narrador explica que o fato de serem até cinco vezes maiores do que as abelhas é um dos pontos chaves da espécie.

“Apenas uma dessas vespas pode matar mais de 300 abelhas em uma hora”, informa.

Além disso, o documentário explica que as vespas atacam as colmeias com o objetivo de alimentar as larvas que aguardam no ninho.

Vespas só atacam humanos caso sejam provocadas

Pode parecer assustador, mas algumas postagens no Twitter feita pelo entomólogo Bruno Uehara (@ObsNaturalistas) tranquiliza as pessoas. Conforme ele, este é o mais próximo que a espécie pode chegar do termo “assassino”.

“As abelhas de fora da Ásia não possuem defesas contra as vespas. E esse é um dos grandes problemas com a sua recém-chegada aos EUA”, explica.

Em relação aos ataques em pessoas, Uehara  afirma que as vespas apenas atacam caso sejam provocadas ou para defender seus ninhos.

Entretanto, o entomólogo ainda orienta que sucessivas picadas podem evoluir para quadros fatais. Mas o mesmo acontece com as abelhas.

Veja o vídeo aqui!