-Cachorros e gatos precisam escovar os dentes? Como deve ser a higiene bucal?Sim; A higiene bucal dos pets deve ser realizada diariamente, com escova e creme dental veterinário. Snacks funcionais podem auxiliar no tratamento, bem como enxaguantes bucais.
– Meu cachorro tem o coração aumentado. Qual tipo de alimentos devo servir para ele ?
Atualmente estão disponíveis no mercado pet alimentos e dietas específicas para animais portadores de doenças cardiovasculares, formuladas com restrições de componentes nutricionais e adição de outros, colaborando para a manutenção da saúde do animal. Consulte um Médico Veterinário de confiança para obter uma indicação precisa do alimento indicado para o quadro.
– O fato de o cachorro morar em apartamento interfere na saúde?
O fato de ser casa ou apartamento não interfere, mas sim o estilo de vida que o animal leva. Se ele tiver uma alimentação balanceada, associada à atividade física regular, enriquecimento ambiental, atenção dos proprietários e cuidados veterinários regulares, com certeza terá uma ótima saúde.
– Urina com forte odor é sinal de infecção?
A urina deve ter odor característico. Alteração sensoriais na urina podem sugerir alguma afecção de sistema urinário, com possibilidade de infecção. Consulte um Médico Veterinário.
– Qual a melhor idade para fazer castração?
Em fêmeas, se possível, antes do primeiro cio. Em machos, também já no início da puberdade.
– Animal que se coça muito. Já foi usado remédio anti-pulga e sarnicida, mas não passa. O que pode ser?
São diversas as afecções de pele que acometem os pets. Dentre as que geram prurido, além de pulgas e sarna, também podemos encontrar alergia alimentar (tipo de proteína) e atopia. Procure um dermatologista veterinário para uma avaliação mais precisa.
– Quais as doenças que os cachorros podem passar para humanos?
São diversas as zoonoses (doenças transmitidas de animais para seres humanos) que podemos enumerar. As mais populares são raiva, leptospirose, giardíase, doença do bicho geográfico (verminose), larva migrans viceral (verminose), leishmaniose. Algumas delas são controladas e prevenidas através de vacinação e desverminação. Uma avaliação sanitária regular dos pets, sem dúvida é importante para a qualidade de vida do animal de companhia e do seu dono.
Confira a entrevista com o veterinário: