Mapa nazista dá início a caça ao tesouro com diamantes, rubis, ouro e prata
Um mapa antigo que supostamente marca o local onde soldados alemães esconderam tesouros no valor de milhões de euros durante a Segunda Guerra Mundial despertou a imaginação de caçadores de tesouros amadores na Holanda nesta semana.
Armados com detectores de metal e pás, grupos vagaram pelos campos ao redor da zona rural de Ommeren, no leste do país, depois que o mapa foi divulgado pelo Arquivo Nacional Holandês na terça-feira.
O arquivo disse que acredita-se que o mapa indique onde os soldados nazistas esconderam quatro grandes caixas cheias de diamantes, rubis, ouro, prata e todos os tipos de joias que eles haviam saqueado após uma explosão em um banco em agosto de 1944.
O mapa foi obtido de um soldado alemão logo após a guerra pelo instituto holandês, que foi encarregado de rastrear ativos alemães na Holanda depois que o país foi libertado da ocupação nazista em 1945.
O arquivo de pesquisa que continha o mapa foi divulgado esta semana, pois o período máximo de 75 anos durante o qual ele poderia ser mantido em sigilo havia expirado.
Embora a existência do tesouro nunca tenha sido totalmente confirmada, o instituto empreendeu várias tentativas fracassadas de encontrá-lo em 1947, disse à Reuters a porta-voz do Arquivo Nacional, Anne-Marieke Samson.
“Não sabemos ao certo se o tesouro existiu. Mas o instituto fez várias verificações e considerou a história confiável”, disse Samson. “Mas eles nunca o encontraram e, se existisse, o tesouro poderia muito bem já ter sido desenterrado.”
Mas a pequena chance de encontrar objetos de valor não deteve os garimpeiros amadores.
“Vejo grupos de pessoas com detectores de metal em todos os lugares”, disse Jan Henzen, de 57 anos, à Reuters enquanto fazia uma pausa em sua própria busca.
“Assim como muita gente, a notícia do tesouro me fez ir procurar por mim mesmo. A chance do tesouro ainda estar aqui depois de 70 anos é muito pequena, eu acho, mas quero tentar.”
O ex-prefeito de Ommeren, Klaas Tammes, que agora administra a fundação proprietária das terras que podem esconder o tesouro, disse ter visto pessoas de todo o país.
“Um mapa com uma fileira de três árvores e uma cruz vermelha marcando um local onde um tesouro deveria ser escondido desperta a imaginação”, disse ele. “Qualquer um que encontrar alguma coisa terá que nos reportar, então veremos. Mas eu não espero que seja fácil.”
(Reportagem de Piroschka van de Wouw)