Imposto de Renda 2020 pode ser feito por aplicativo: confira o passo a passo

por Fernanda Xavier
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 13 mar 2020, às 00h00.

A Receita Federal desenvolveu um aplicativo, chamado ‘Meu Imposto de Renda’, compatível com os sistemas Android e iOS. A tecnologia promete auxiliar o contribuinte durante o processo de envio do Imposto de Renda 2020.  

Segundo as informações fornecidas quando o usuário faz o download, o aplicativo disponibiliza as seguintes funções:

  • Preenchimento e entrega da declaração;
  • Recebimento de alertas sobre a situação da declaração;
  • Perguntão (área para pesquisar centenas de perguntas respondidas sobre o IRPF);
  • Outros Aplicativos: acesso a outros serviços e aplicativos da Receita Federal

Para fazer uso do aplicativo, é preciso ter em mãos apenas o CPF e a data de nascimento. Assim, basta seguir os seguintes passos:

  1. Para utilizar o serviço Meu Imposto de Renda, será exigido o CPF, a data de nascimento e, em seguida, a informação, na própria tela, de um código de segurança, que é exibido logo acima das teclas para seleção.
  2. Se as informações acima estiverem corretas, será mostrada uma lista com os últimos cinco anos e a situação de cada declaração.
  3. Dentro de cada ano, existem diferentes opções que se modificam conforme a situação da declaração.
  4. Para preencher a declaração do IRPF será necessário criar uma palavra-chave. Isso permitirá que as informações digitadas possam ser recuperadas em outro dispositivo (celular, tablet ou computador).
  5. É possível iniciar no celular e terminar o preenchimento ou fazer a transmissão da declaração IRPF de outro dispositivo (celular, tablet ou computador).
  6. Depois de entregar a declaração, use as opções de impressão para gerar e salvar os PDFs do recibo de entrega, declaração e, conforme o caso, do DARF para pagamento da primeira quota ou quota única do imposto.
  7. Os arquivos da declaração e recibo (DEC e REC) podem ser salvos ou compartilhados, para serem guardados em algum serviço de nuvem de sua preferência, ficando assim protegidos, por exemplo, no caso de perda ou danificação do aparelho.