Após onda de frio intenso, Curitiba intensifica ação para acolher pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Curitiba, através da Fundação de Ação Social (FAS), está intensificando o serviço de abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua na Capital devido às baixas temperaturas. A ação iniciou na noite desta segunda-feira (31) e vai até a próxima terça (8). Na primeira noite, 1.253 pessoas em situação de rua foram acolhidas.
Leia tabém:
- Com alta procura, postos sobem preços de combustíveis e são notificados em Londrina
- Sul do país registra chuva congelada; veja previsão para esta terça-feira (1)
Desse total, 83 pessoas aceitaram acolhimento e seguiram com as equipes para casas de passagem. Outras 53 recusaram atendimento. Em 36 atendimentos solicitados pela Central 156, as equipes estiveram no endereço indicado, mas não havia ninguém no local. Duas pessoas precisaram ser atendidas pelo Samu.
Os novos acolhidos seguiram com as equipes para casas de passagem, onde encontram local para tomar banho, trocar de roupa, se alimentar e dormir. As demais pessoas acolhidas durante a noite já são atendidas permanentemente pelo município em hotéis sociais, unidades de acolhimento institucional e de longa permanência, além de uma república.
As equipes da FAS percorreram as ruas da cidade em busca de pessoas desabrigadas, para oferecer atendimento durante a noite. Foram 143 abordagens sociais, 88 delas feitas com base em solicitações que chegaram à Central 156 e as demais em roteiros de busca ativa.
O trabalho contou com equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que também atendem pessoas em situação de rua durante o dia, além de educadores socias da Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona 24 horas por dia de segunda-feira a domingo.
A FAS conta atualmente com 1.342 vagas de acolhimento em 28 unidades, próprias e parceiras. O número pode ser ampliado, de acordo com a demanda. Caso conheça alguém em situação de rua, ligue para a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156.