A iniciativa é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e o Projeto Eureka para ajudar a preparar jovens de escolas públicas para o Enem
Estudantes pré-universitários da rede pública de ensino tiveram nesta quinta-feira (23) um aulão inédito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ministrado no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A iniciativa do projeto Eureka recebeu cerca de quinhentos estudantes da rede pública de ensino.
A proposta é trabalhar os conteúdos de sala de aula de uma forma interdisciplinar, divididos nas cinco áreas do conhecimento cobradas no exame: linguagem, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.
De acordo com o professor Marlus Geronasso, coordenador do projeto Eureka, a intenção é despertar os alunos para a necessidade de estarem bem preparados para as provas. “Fazer um aulão histórico no primeiro semestre, como aconteceu aqui na Assembleia, é extremamente relevante. Você já abre as portas para uma preparação que durará alguns meses. Isso mobiliza os estudantes e faz com que alguns dos que estejam mais tranquilos comecem a despertar para o estudo”, explica o professor.
O presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), tirou a gravata e estava a vontade entre os alunos. Ele relembrou seus tempos de estudante reconhecendo as mudanças na dinâmica de ensino. “É uma boa lembrança dos bancos escolares. Na minha época era muito diferente, hoje o mundo se modernizou”, disse ele.
Este é o segundo ano consecutivo em que a Alep e o Projeto Eureka são parceiros na preparação para o Enem. Em 2015, mais de 300 aulas foram disponibilizadas para alunos de todo o Paraná, por meio da TV Assembleia e da internet.
O Projeto Eureka surgiu há 12 anos quando um grupo de professores da rede pública se reuniu para apoiar os seus alunos no sonho de acessar o ensino superior. É um programa de ação social que oferece reforço aos conteúdos já trabalhados pelos professores e não pretende substituir o que se trabalha em sala de aula.