Aumento de água no Paraná é suspenso por pelo menos 100 dias
O aumento de 9,62% nas tarifas de água e esgoto em todo o Paraná foi suspenso, por pelo menos 100 dias, após reunião da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) nesta terça-feira (1º).
O reajuste tarifário anual foi anunciado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no dia 25 de agosto e deveria começar a valer a partir de 31 de outubro. Mesmo já aprovado pela Agepar, o governo do estado solicitou a suspensão do aumento, já ele comprometeria ainda mais o orçamento da população já endividada pelos reflexos econômicos da pandemia de covid-19.
Na decisão desta terça, o órgão solicitou que o governo apresente formalmente, em até cinco dias, argumentos contra o aumento das tarifas da Sanepar no Paraná. A partir deles, a Sanepar terá o prazo de 90 dias para apresentar os cálculos e argumentos que justifiquem o aumento e, finalmente, o governo terá cinco dias para apresentar uma réplica. Prazos que somados chegam aos 100 dias pelos quais o aumento das tarifas estão suspensos.