Avenida Silva Jardim terá limite de velocidade de 50 km/h a partir de janeiro
A Avenida Silva Jardim, em Curitiba, terá limite de velocidade de 50 km/h a partir de janeiro de 2021. Segundo a Superintendência de Trânsito (Setran), a alteração para a velocidade máxima permitida segue uma tendência mundial de reduzir os limites permitidos dentro da área urbana, de maneira a inibir novos acidentes de trânsito.
Conforme dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a Avenida Silva Jardim aparece em terceiro lugar, atrás apenas das avenidas Comendador Franco e Visconde de Guarapuava, na lista das vias onde acontecem os maiores números de acidentes na capital. Somente em 2019, foram registradas 496 colisões.
“Esta alteração está em concordância com os objetivos e metas do Programa Vida no Trânsito (PVT), chancelado pela ONU, que agora entra em sua segunda década de ação pela segurança no trânsito, e agrega o conceito de ‘visão zero’”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
Iniciado na Suécia e incorporado por diversas cidades ao redor do mundo, o “Visão Zero no Trânsito” propõe intensificar intervenções na infraestrutura viária, ações de educação e de fiscalização de trânsito, de forma a minimizar consequências do erro humano.
Outras vias com 50 km/h
Nos últimos meses, o limite de velocidade de 50 km/h já havia sido unificado na Avenida Visconde de Guarapuava, após a conclusão dos trabalhos de recuperação no pavimento. Binários de trânsito implantados nos últimos anos pela cidade também vieram alinhados com essa nova velocidade máxima. É o caso dos binários Mateus Leme-Nilo Peçanha (do bairro São Lourenço ao São Francisco), João Alencar Guimarães-Major França Gomes (Santa Quitéria) e Nova Aurora-Ourizona (Sítio Cercado).
Trechos próximos a escolas continuam com velocidade máxima permitida de 30 km/h e, em algumas quadras, onde há maior concentração de pedestres, o limite de velocidade permanece em 40 km/h, atendendo à regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Estudos diversos comprovam que a velocidade média e a fluidez no trânsito melhoram com vias urbanas em velocidades regulamentadas em 40 km/h e em 50 km/h”, aponta Rosangela, que destaca ainda o artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o qual menciona que “os órgãos e entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente”.