Barragens da Região Metropolitana de Curitiba não correm risco de romper
Publicado em 23 out 2020, às 16h53. Atualizado às 17h01.
Foto: Daniela Catisti/Copel
A Defesa Civil se manifestou, nesta sexta-feira (23), sobre boatos veiculados em redes sociais de que haveria indícios de rompimento ou trinca em barragens situadas na Região Metropolitana de Curitiba.
As fake news estariam ligando o fato de moradores da região estarem sendo cadastrados a devido à iminência de um rompimento.
Conforme a Defesa Civil:
- A barragem da represa do Capivari, que serve à Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza, é segura e não apresenta risco de rompimento. O baixo nível do reservatório é consequência da estiagem prolongada que afeta do Estado do Paraná;
- Os cadastramentos de propriedades e moradores de áreas próximas a barragens estão acontecendo em diversas regiões do Estado, nada mais são do que a elaboração ou atualização de Planos de Ação de Emergência, em conformidade com o que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens;
- A Defesa Civil do Estado do Paraná tem como preceito atuar na prevenção e redução dos riscos. Nesse sentido, vem trabalhando arduamente junto às empresas responsáveis pelas barragens e às Defesas Civis Municipais para elaboração e atualização dos planos de emergência e aproximação com as comunidades.