Com fortes chuvas no Paraná, Cataratas do Iguaçu registram recorde de vazão neste ano
A vazão das Cataratas do Iguaçu, localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná está em 12 milhões e 100 mil litros de água por segundo, a métrica é das 10h30 desta quarta-feira (12) e é o recorde de vazão do ano de 2022. No entanto, o número deve aumentar nas próximas horas.
No início do dia, o volume de água bateu a marca de 11 milhões de litros por segundo, quase sete vezes acima da média, o que fez a direção do Parque Nacional do Iguaçu interditar a passarela de acesso à Garganta do Diabo. A vazão normal das quedas é de 1 milhão e meio de litros de água por segundo.
- Leia também: VÍDEO: Enchente na Estrada da Usina em Toledo impede motoristas de transitarem a região
A alta vazão é o resultado das chuvas constantes nas últimas semanas em todo Paraná. As previsões para o mês são de que a vazão fique na média de dois milhões a cinco milhões de litros por segundo, garantindo uma experiência singular para os visitantes.
O recorde de vazão das quedas foi no ano de 2014, quando foram contabilizados 47 milhões de litros de água por segundo. Na época, a força da água chegou a danificar parte da estrutura das passarelas.
Visitação
A vista da cheia no maior conjunto de quedas d’água do mundo continua disponível para ser contemplada dos principais mirantes do parque. Para realizar a visita turística é necessário comprar o ingresso on-line, com antecedência, agendando dia e horário para o passeio, no site oficial da Cataratas S.A.
O Macuco Safari, passeio que é muito procurado por turistas, foi interditado por volta das 11h da manhã, e só voltará a ser realizado quando a vazão diminuir.