Censo 2022: coleta de dados em Foz do Iguaçu começa dia 1° de agosto

Publicado em 30 jul 2022, às 06h00. Atualizado em: 29 jul 2022 às 14h18.

Na segunda-feira (1°) começa a coleta dos dados para o censo de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A estimativa é de que Foz do Iguaçu possua cerca de 90 mil domicílios atualmente, o levantamento vai até o fim de outubro.

Para essa coleta de dados, aproximadamente 9 mil moradores terão que responder um questionário mais elaborado, que contará com 77 questões diversificadas, seguindo as regras do Censo 2022. 

Alex Castanharo, coordenador do Censo IBGE de Foz do Iguaçu, ressalta que a equipe conta hoje com aproximadamente 200 recenseadores que realizarão a ação porta a porta dos moradores na área urbana e área rural. 

“A gente pede a colaboração de toda a população. Nossa atual situação está totalmente defasada. Todos os dados de planejamento são de 2010. Por isso, a importância da participação de todos os cidadãos”, disse. “Essas informações é que vão nortear todas as ações tanto do poder público como da iniciativa privada, fazendo com que a cidade continue se desenvolvendo.” 

Alex Castanharo – coordenador do Censo IBGE de Foz do Iguaçu

Todo profissional, que estiver realizando a coleta de dados, estará uniformizado e com o crachá. 

“No crachá, haverá um QR Code onde o cidadão poderá confirmar a identificação. Além disso, se solicitado, o recenseador deverá repassar ao morador o número da matrícula profissional, podendo ser conferida através do portal IBGE Foz. Também estará disponível o telefone 08007218181, sem custo, para confirmação de dados do profissional.”

Alex Castanharo – coordenador do Censo IBGE de Foz do Iguaçu

Leandro Correa, secretário municipal da Transparência e Governança, reforça a importância do IBGE para o crescimento da cidade, impactando diretamente nas políticas públicas.

“Temos uma preocupação com o Censo, pois entendemos que, historicamente, a cidade tem sido prejudicada nos serviços prestados pela prefeitura por conta do alto número de pessoas que residem em Foz de forma irregular e não são contabilizados nos índices. Com isso, fazemos questão de acompanhar cada passo dos trabalhos”.

Leandro Correa – secretário municipal da Transparência e Governança
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.