Com céu limpo, Superlua brilha em quase todo o Paraná; veja fotos
Publicado em 30 ago 2023, às 19h35. Atualizado às 19h36.
Em alguns locais a lua estava tão amarela, que parecia o sol. Esta foi tirada o bairro Bom Retiro, em Curitiba. (Foto: Colaboração / Rosiclea Alberti)
O fenômeno raro dá a impressão da lua estar mais perto da Terra e muito mais brilhante. Esta foi tirada no bairro Pilarzinho, em Curitiba. (Foto: Ana Pickler)
O fenômeno raro dá a impressão da lua estar mais perto da Terra e muito mais brilhante. Esta foi tirada no bairro Pilarzinho, em Curitiba. (Foto: Paula Girardi)
O fenômeno raro dá a impressão da lua estar mais perto da Terra e muito mais brilhante. Esta foi tirada no bairro Pilarzinho, em Curitiba. (Foto: Paula Girardi)
Em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a Superlua parecia enorme. (Foto: Marcelo Alcântara)
Um dos leitores do RIC Mais "comparou" o tamanho da lua com a luz do poste. (Foto: Dante Alberti)
No bairro Santa Felicidade, em Curitiba, a superlua deixa a noite extremamente clara. (Foto: Dante Alberti)
Até mesmo na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a Superlua aparece no céu limpo. (Foto: Miriam Fedatto)
Muitos curitibanos não acreditaram que isso fosse acontecer. Mas o céu na capital paranaense colaborou e ficou sem nuvens, possibilitando ver a Superlua, que surgiu no céu tão amarelada que, em algumas fotos, parecia o sol.
E em boa parte do Paraná está sendo possível ver o fenômeno raro (clique aqui e entenda como ele funciona). Ele acontece quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra na órbita elíptica. Isso faz com ela pareça mais próxima, maior e mais brilhante.
Veja no carrossel acima fotos da Superlua em diversos locais.