Como evitar o mosquito da dengue no jardim; veja dicas
Com os casos de dengue atingindo mais de 715 mil só neste começo de ano no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, é importante a população tomar medidas para proteger não apenas a si mesmos mas a saúde coletiva e evitar o mosquito e a propagação da doença.
Com esse intuito, Eliana Martins, jardineira do GetNinjas, oferece 10 dicas fáceis para combater o mosquito Aedes aegypti sem comprometer o jardim.
Limpeza Regular
A limpeza de calhas, caixas d’água, piscinas e outros recipientes que possam acumular água é de extrema importância para não acumular água parada. Do mesmo modo, não acumular entulho no quintal. Restos de materiais de construção são focos para a reprodução do mosquito.
A água sanitária é uma aliada para evitar o mosquito. Uma colher de café para cada litro de água para preencher os locais onde acumula água é uma opção.
Cuidado com vasos e ralos
Para não acumular água, utilize vasos com pratos embutidos. Além disso, atenção especial a vasos pendentes é fundamental, pois podem acumular água não visível.
Do mesmo modo, pode ser bom colocar areia fina até a borda do pratinho e regar, no mínimo, duas vezes por semana.
Manter sempre os ralos fechados ou telados para evitar a proliferação do mosquito.
Plantas Repelentes
Espécies como citronela e lavanda repelem o mosquito da dengue. A citronela mascara odores atrativos, enquanto a lavanda possui aroma desagradável aos mosquitos.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.