Companhias de cruzeiro mantêm viagens suspensas até 18 de fevereiro

por Isadora Deip
com informações do R7 e supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 31 jan 2022, às 20h02. Atualizado às 20h03.

A Associação Brasileira de Navios e Cruzeiros (Clia) prorrogou a suspensão das operações de cruzeiros no Brasil até 18 de fevereiro. A decisão, divulgada nesta segunda-feira (31), tem como objetivo analisar a evolução da pandemia, diante da capacidade de transmissão da variante Ômicron. Segundo a Clia, a medida também visa “dar continuidade às discussões necessárias com as autoridades competentes nacionais, estaduais e municipais para a retomada da temporada.”

Os cruzeiros estão suspensos desde 3 de janeiro, e seriam retomados 4 de fevereiro. Para a volta das operações, conforme portaria do Governo Federal publicada em 20 de janeiro de 2022, é fundamental que todos os estados e municípios que recebem as embarcações estejam de acordo com o retorno das viagens, para atender às exigências dos protocolos de segurança estabelecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Decisão da Anvisa

Após embarcações que viajavam pela costa brasileira registrarem surtos de Covid-19 neste verão, a Anvisa determinou a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população.

De acordo com a Clia, os cruzeiros exigem que passageiros e tripulantes apresentem testes negativos antes do embarque, e todos os hóspedes devem estar com o ciclo vacinal completo. Dentro da embarcação, os protocolos necessários são: uso de máscaras, testagem contínua, distanciamento social e menor ocupação dos navios.

“Quando os casos são identificados como resultado da alta frequência dos testes a bordo, os
protocolos dos navios de cruzeiro ajudam a maximizar a contenção com procedimentos de
resposta rápida projetados para proteger todos os hóspedes e tripulantes, bem como as
comunidades que os navios visitam”,

afirma a associação em nota.

A Clia ainda informa que os cruzeiros são o único setor que monitora e coleta continuamente dados de casos de Covid-19 e os reporta diretamente aos órgãos governamentais.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.