Consamu recebeu mais de 1.200 trotes em 2021; 228 só em dezembro

por Aline Cristina
com RICtv
Publicado em 6 jan 2022, às 12h10. Atualizado às 12h12.

Uma brincadeira de mau gosto que prejudica atendimentos importantes, anos após anos, os conhecidos trotes continuam atrapalhando o trabalho dos socorristas. Em 2021, o Consamu de Cascavel recebeu mais de 1.200 ligações de ocorrências falsas, ou seja, pessoas que passaram trotes.

Somente em dezembro foram 228 chamados falsos.

“Nós tínhamos tido uma redução, só em dezembro foram mais de 200 atendimentos a trotes. Isso prejudica não só ao Consamu, mas para a população que realmente precisa de atendimento.”

Karina Ebrahim – diretora técnica do Consamu 

Em alguns casos os atendentes conseguem diferenciar o trote das ocorrências verdadeiras, mas quando isso não é possível as equipes deslocam para o endereço citado e isso gera prejuízo e mais do que isso, tira o atendimento de alguém que realmente espera por socorro.

E esse não é só um problema do Consamu, todos os órgãos de urgência e emergência passam por trotes.

“Nossos atendentes são treinados para tentar reconhecer a situação. As perguntas que a gente faz é para tentar saber se a situação é verdadeira e o recurso que precisa ser deslocado para atender o fato.”

Lucas Delai- aspirante Corpo de Bombeiros

Em alguns casos mais leves, o solicitante acaba exagerando e talvez na ocorrência que apenas fosse deslocada uma ambulância, muitas vezes vão duas e até o caminhão de combate a incêndio. Assim, o posto também acaba ficando com o efetivo menor.

“Quando a ambulância sai e chega ao local onde essa situação não existe, ela poderia estar se deslocando para um atendimento grave. Isso gera um custo, um déficit no nosso próprio sistema que deixa de atender a população que precisa.”

Karina Ebrahim – diretora técnica do Consamu