Conselho Tutelar acompanha adolescentes encontrados em tabacarias de Cascavel
O Conselho Tutelar de Cascavel, no oeste do Paraná, está acompanhando as famílias dos 33 adolescentes encontrados em tabacarias da cidade na noite de sexta-feira (22). Alguns dos menores de 18 anos não tinham responsáveis para buscá-los na delegacia.
Depois de encaminhados ao batalhão de polícia, os adolescentes foram liberados somente com a presença dos pais ou responsáveis. Segundo a equipe que atendeu a ocorrência, alguns dos jovens afirmaram não terem adultos responsáveis a quem pudessem ligar.
Diante do encaminhamento por situação de risco e vulnerabilidade, já que os adolescentes estavam em locais com venda de bebidas alcoólicas e tabaco, o Conselho Tutelar vai começar a acompanhar as famílias para verificar as condições de vida e possíveis outras violações de necessidades básicas, como saúde e educação.
O caso
De acordo com a Polícia Militar (PM), em um dos estabelecimentos foram encontrados três adolescentes consumindo tabaco. A gerente do local foi presa em flagrante, já que infringiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Na quarta tabacaria fiscalizada, foram encontrados 29 adolescentes ingerindo bebidas alcoólicas e usando tabaco. Uma menina de 15 anos foi apreendida por tráfico de drogas, uma vez que estava com porções de maconha e cocaína.
Os estabelecimentos vistoriados estão passando por uma avaliação de alvará para analisar as regras vigentes para entrada de menores de 18 anos. Em alguns lugares é permitida a entrada de adolescentes de 16 anos ou menores acompanhados dos pais. Por isso, essas tabacarias continuam funcionando normalmente até que alguma medida seja tomada.