CPF cancelado: descubra se o seu documento está negativado e como regularizar
Ter o CPF negativado pode atrapalhar muito uma pessoa, com as restrições em obter crédito, além de outros problemas. Também fica mais complicado para obter empréstimos, fazer compras ou até mesmo abrir contas.
Ter o CPF negativo acontece quando há uma dívida em seu nome e ela não foi paga. Se isso acontecer, o primeiro sinal será dada através de orgãos de proteção ao crédito, como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Clique aqui para checar seus dados no Serasa e no SPC.
Como liberar o seu CPF
A única forma de regularizar o seu CPF é acertar a dívida que você tem. Diversas entidades e mesmo empresas abrem negociações para que as dívidas sejam quitadas com descontos, por exemplo.
A abertura do processo de renogaciação e a comprovação de que ele está sendo cumprido já é o suficiente para regularizar o seu CPF, que pode ser feita tanto para quem se deve quanto por quem é o devedor.
Para iniciar o processo de regularização do CPF você precisa entrar no site “Regularização CPF“, da Receita Federal. Clique aqui
Lembrando sempre que ninguém tem o CPF cancelado, como é comum falar. As dívidas provocam, no máximo, uma suspensão, que pode ser revertida com as negociações descritas acimas.
Novo RG terá mesmo número do CPF: conheça
O cancelamento de um CPF só acontece em caso de multiplicidade na inscrição ou por decisão judicial e administrativa, quando um erro ocorre como a criação de dois CPF com os mesmos números.
Passo a passo para regularizar um CPF
- 1 – Acesso o site da Receita Federal: regularizar CPF
- 2 – Inclua todos os sus dados pessoais como solicitado. Tenha a mão título de eleitor, RG e outros documentos, além CEP e outros detalhes do seus endereço
- 3 – Clique em enviar o formulário
- 4 – Anote o protocolo de atendimento e aguarde o prazo