Curitiba decreta luto oficial após morte de médico oncologista Luiz Antônio Negrão Dias
O prefeito Rafael Greca decretou luto oficial em Curitiba pelo falecimento do médico oncologista Luiz Antônio Negrão Dias, aos 58 anos, neste domingo (19). Dias era presidente do Conselho de Administração e colaborador do Hospital Erasto Gaertner, referência em tratamento de câncer no Paraná. O médico lutava contra a doença e morreu no mesmo hospital em que ajudou tantos pacientes a se recuperarem.
- Leia mais: Família que morreu em acidente na Rodovia do Xisto é identificada: “vivo hoje um pesadelo”, diz irmã
Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dias era doutor e mestre em Oncologia pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o médico foi Conselheiro do Instituto Nacional de Câncer, além de fundador e dirigente do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP).
Nas redes sociais, o prefeito Greca deixou sua homenagem ao profissional, leia na íntegra:
“Decretamos #LutoOficial em Curitiba. O Paraná e o Brasil perderam hoje o Médico Humanitário + Luiz Antônio Negrão Dias (58 anos). Formado pela Universidade Federal do Paraná, era doutor e mestre em Oncologia pela USP. Alma do Hospital de Câncer Erasto Gaertner de Curitiba, foi incansável colaborador e presidente do Conselho de Administração. Luiz era nosso amigo misericordioso e sempre solícito em acolher pacientes desvalidos através do SUS e da Casa dos Pobres São João Batista. Era Conselheiro do Instituto Nacional de Câncer, além de fundador e dirigente do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) – moderno Centro de Inovação Clínica na colina do Barigui. #OrgulhoDeCuritiba. Possam os Anjos velar seu repouso com cânticos de Glória. Seja recebido na Casa do Senhor pelo muito que Luiz Antônio amou a humanidade e trabalhou pelos doentes de câncer. Grande perda para o #SUSCuritibano e todo nosso Sistema Único de Saúde. #DescanseEmPaz“, escreveu Greca.
O Hospital Erasto Gaertner relembrou a trajetória do médico.
“Exímio profissional, participou de momentos históricos e determinantes na história do Hospital e de todas as suas unidades. Foi superintendente, presidente do Conselho de Administração e médico do Serviço de Cirurgia Abdominal da instituição. Hoje é um dia triste para toda a Família Erastiana, que perde um líder, um amigo. A missão de combater o câncer com humanismo, ciência e afeto ficará para sempre eternizada como fruto do seu intenso trabalho em prol da sociedade paranaense. Temos orgulho de fazer parte da sua trajetória de vida e de poder contar com seu olhar sempre tão humano na oncologia”, informou a unidade.
O IOP também emitiu uma nota de falecimento e lamentou a perda de toda a sociedade médica, amigos e familiares: “Em sua trajetória, Dr. Luiz Antônio dedicou-se incansavelmente à oncologia. Seu legado é inspirador e entra para a história. Nossa solidariedade aos familiares e amigos”.
A ex-secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, também fez uma homenagem a Dias. “Sempre chamou a atenção pela liderança nata e pela vontade de fazer a diferença na vida de pacientes e seus familiares. Foi meu conselheiro no enfrentamento à pandemia e sempre me apoiou nos momentos que precisava tomar decisões difíceis. Gratidão pela sua existência, por sua vida e seu exemplo. Deus na sua infinita bondade o acolha em Luz e Paz!”, publicou.
O sepultamento do médico está sendo realizado no Cemitério Iguaçu, em Curitiba, neste domingo (19).