Curitiba pode ter tarifa de ônibus reduzida em horários de baixo movimento
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, deverá criar uma tarifa reduzida em horários de pouco movimento de usuários no transporte coletivo. Com ela, o usuário paga menos e pode andar de forma ilimitada entre 9h30 e 16h30, horários em que há menos usuários utilizando o sistema.
A afirmação do prefeito foi dada aos jornalistas Marc Sousa e Eduardo Scola, no RIC Notícias Opinião, programa jornalístico da nova rádio Jovem Pan News, que iniciou suas operações nesta terça-feira (29), aniversário de Curitiba. Greca não disse quando a novidade será colocada em prática, mas afirmou que ela deverá existir em sua gestão.
- Leia também: Curitiba resgata Família Folhas para reforçar importância da sustentabilidade no século 21
Subsídio x governo federal
Greca também não descarta pedir um subsídio ao governo federal para bancar a gratuidade da tarifa aos idosos. Hoje, é a própria prefeitura quem banca a isenção a esta faixa etária. Mas, conforme o prefeito, se o governo federal bancar esta fatia, são R$ 70 milhões anuais que podem ir para o subsídio geral do transporte coletivo, para conter o aumento no preço das passagens aos demais usuários.
“Essa coisa de Brasília mandar a conta pras cidades e quererem que as cidades paguem é muito difícil. Mas também temos um momento muito pesado, onde a gasolina não para subir, temos uma guerra, esse episódio de insanidade que aumentou o preço do petróleo à estratosfera. Hoje nossa passagem é R$ 5,50. E temos folego pra aguentar esse valor até ano que vem. E ninguém precisa ter medo de aumento“,
garantiu o prefeito.
Tarifa barata em Araucária
Greca ainda rebateu as críticas sobre a tarifa de ônibus em Araucária, cidade da região metropolitana de Curitiba, que é bastante barata e já passou pela gratuidade.
“Nós podemos por o preço que quisermos no transporte coletivo. Até gratuito. Mas a gente tem que ter dinheiro (pra subsidiar), que é o caso de Araucária, que é uma cidade muito rica e consegue colocar dinheiro e garantir o preço da passagem a menor”,
esclareceu.