Dia da Consciência Negra: conheça a história do novo feriado nacional

Data escolhida é uma homenagem à Zumbi dos Palmares, histórico líder quilombola e símbolo da resistência à escravidão no Brasil

por Caio Yuke
com supervisão de Jonathas Bertaze
Publicado em 18 nov 2024, às 22h28. Atualizado às 22h29.

Pela primeira vez na história, 20 de novembro será feriado nacional no Brasil. O Dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, histórico líder quilombola e representante da resistência à escravidão, servindo como data para refletir e combater o preconceito racial presente na sociedade brasileira.

Pautas raciais vem ganhando cada vez mais voz ao longo dos anos.
Dia da Consciência Negra de 2024 será um marco na luta contra o preconceito racial no Brasil. (Imagem ilustrativa: Inteligência Artificial/Freepik)

História do Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez na história, devido a Lei 14.759/23, sancionada pelo presidente Lula (PT) em 2023. Até o ano passado, apenas os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo aderiam ao feriado. No Distrito Federal, o dia era ponto facultativo para alguns setores da administração pública.

A data é uma homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares, o maior do Brasil Colonial, que chegou a abrigar mais de 20 mil pessoas até 1964, quando foi destruído.

Leia também:

Entretanto, foi apenas em 1978 que foi instituído o Dia da Consciência Negra no calendário brasileiro, graças ao Movimento Negro Unificado (MNU). Desde então, a data se tornou um marco da luta contra o racismo no país.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui