Casal descobre que empresa que faria festa de casamento fechou dias antes do evento
Polícia Civil recebeu dezenas de denúncias contra agência que teria deixado de cumprir os acordos com clientes e fornecedores, além de cancelar festas já pagas
Um casal de noivos de Paraíso do Norte, que tem o casamento marcado para o próximo sábado (17), lamenta a incerteza sobre a realização do sonhado evento depois que a empresa que faria a realização da festa fechou.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) investiga a empresa de eventos sediada em Maringá, no norte do Paraná, por uma série de prejuízos aos clientes que contrataram os seus serviços. “Não é certo isso o que ela fez, não é justo com a gente. Agora nós estamos correndo atrás para conseguir fazer o nosso casamento. O nosso casamento a gente fechou já em junho do ano passado, então já estava tudo pago, e agora acontece isso”, afirma Crycia Brambilla Simão. Ela e o noivo Wagner Rolim agora correm contra o tempo para contratar os fornecedores para a festa do casamento.
Dezenas de pessoas já procuraram a Delegacia de Estelionato e Acidentes de Trânsito da cidade para registrar boletins de ocorrência contra a Agência Filia Eventos, que já deixou de realizar ao menos seis eventos já contratados. Além disso, a agência deixou de pagar os serviços de profissionais contratados para trabalhar nas festas que ela organizou.
Em frente à delegacia, dezenas de noivos e formandos que contrataram a empresa, além de fornecedores e prestadores de serviços, chegam a fazer fila para registrar as denúncias. Em um único dia, 79 boletins de ocorrência foram registrados, apenas em Maringá. Mas clientes de outras cidades da região também se juntam nas queixas contra a agência de eventos.
Fornecedores reclamam de falta de pagamento
Entre os fornecedores que têm valores a receber da empresa, há casos em que a dívida chega a R$ 400 mil. É o caso de Robson Valério, que fornecia a decoração para as festas.
“Chegou o momento em que ela começou a se complicar com os pagamentos. Fazia o pagamento parcial, né? Apenas. Eu acabava entregando 100% porque pensava mais nos noivos, né? Que estavam lá, com a data reservada, já tudo reservado. E ela na promessa de que ia fazer o acerto depois, né? E na outra semana a mesma coisa, fazia o pagamento parcial, eu entregava tudo. E isso foi virando uma bola de neve, né, até que hoje chegou um valor de R$ 400 mil que ela me deve”, conta.
Da mesma forma, o fotógrafo Edilson Lima contabiliza um prejuízo de R$ 350 mil por serviços prestados sem o devido pagamento. Ele conta que, diante disso, até mudou a forma de trabalhar com a agência.
“Se em uma semana dava um valor de R$ 10 mil, R$ 15 mil, ela dava R$ 5 mil. Na outra semana não dava dinheiro, na outra ela dava o valor todo. Então, isso ia acumulando. E como a gente ficou com um débito muito grande com ela, devendo um valor muito grande para a gente, a gente decidiu parar de atender ela dessa forma. Então a gente passou a só atender com ela pagando no dia. E teve casos de ela não pagar no dia e os noivos ficarem sem fotógrafo”, explica.
Empresária afirma que irá arcar com todos os prejuízos
Diante de tantas reclamações, a proprietária da empresa, Simone da Luz Barbosa, afirmou à RICtv que irá ressarcir todos os clientes que tiveram as festas e eventos cancelados.
“Podem me chamar no Whatsapp para fazer o cancelamento, da forma correta, e todos vão ser feitos o cancelamento. Ninguém vai ficar sem o cancelamento e sem a devolução”, afirmou a empresária. No entanto, ela parou de responder às mensagens e também deixou de atender ligações.
Já nas redes sociais, em um vídeo publicado no dia 5 de agosto, ela afirmou que a empresa não fecharia as portas, e que as denúncias de não cumprimento dos acordos eram falsas e teriam sido feitas por empresas concorrentes.
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“Estão tendo muitas conversas aleatórias e falando até que a gente fechou a empresa. Eu acho isso assim, de extrema deselegância do concorrente usar isso como uma arma para tentar fechar contratos. Nós estamos trabalhando, atendendo normal todos os dias”, afirma a publicação.
Entretanto, apenas alguns dias após a gravação do vídeo, a empresa teve as portas fechadas. Algo que, segundo a proprietária, ocorreu contra a vontade dela.
“Na verdade a gente não ia fazer o fechamento da empresa, nos iríamos continuar normal. Porém, estava meio que impossível com essas blogueiras postando e repostando, e os concorrentes fazendo mídia contra. Então nós não conseguiríamos entregar, como aconteceu já em dois eventos. Então, para evitar esse tipo de problema a gente decidiu encerrar. Estamos fazendo todos os cancelamentos do que foi dado entrada, ou foi pago, estamos só negociando o formato. Então a gente vai fazer o cancelamento de todos os contratos, um a um, com cada cliente. Claro que demora um pouco porque é muita gente, mas nós vamos entregar todas as cartas de cancelamento. E o que já aconteceu a gente está negociando a forma de devolução, que vai acontecer”, complementa a responsável pela agência.
Enquanto segue com as investigações, a Polícia Civil orienta os clientes que tiveram prejuízos com a empresa a registrar um boletim de ocorrência para oficializar a denúncia.
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