Foz do Iguaçu 110 anos; relembre a história da cidade

Durante a construção da Hidroelétraca de Itaipu, o município habitou 102 mil novos moradores

por Jessica de Holanda
com supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 10 jun 2024, às 16h33.
POST 1 DE 2

O município de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, completa 110 anos nesta segunda-feira (10), mas você sabia que a história da cidade é mais antiga que a data?

Foz do Iguaçu faz 10 anos nesta segunda
Uma das curiosidades da cidade é que ela já foi Colônia Militar (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

História

O primeiro registro histórico escrito é de 1542, quando o explorador espanhol Alvar Núñez Cabeza de Vaca revelou ao mundo a existência das Cataratas do Iguaçu

Porém, somente em 1881, foram registrados os dois primeiros habitantes de Foz do Iguaçu: o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Apesar disso, pesquisas arqueológicas, realizadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no espaço brasileiro do reservatório de Itaipu, revelam que antes da formação de Foz, foram situados em 6000 a.C. os vestígios de presença humana na região, o que indica a presença de vários grupos ao longo dos séculos. Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses), foram os indígenas.

Já em 1889, foi fundada a Colônia Militar do Iguassú (como era escrita antigamente), marco inicial da atual cidade. A colônia tinha dois objetivos centrais: oficializar a presença física do estado brasileiro na região e incentivar o povoamento, com a distribuição de terrenos aos interessados em fixar residência na região.

Em 1990, o município de Guarapuava passou a ser uma colônia militar do distrito. Naquele ano, a Vila do Iguassú, como havia sido denominada, tinha cerca de dois mil habitantes e começava a ser povoada, embora permanecesse praticamente isolada em relação ao restante do território brasileiro.

Leia mais:

A construção da cidade

Em 10 de junho de 1914, foi fundado o município de Vila Iguassú, com a posse do 1º prefeito, coronel Jorge Schimmelpfeng. Um grande marco para a cidade foi o início da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em 1974, com acordo entre Brasil e Paraguai para o aproveitamento do potencial hidrelétrico do rio Paraná.

Assim, a construção da Hidrelétrica de Itaipu (Brasil – Paraguai) causou fortes impactos em toda a região, aumentando a população de Foz do Iguaçu. Durante a construção da hidrelétrica, a cidade passou de 34 mil habitantes para 136 mil, sendo que cerca de 40 mil eram operários.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.