Foz do Iguaçu: Usuários não pagam por tarifa do transporte coletivo nesta segunda-feira (14)

Publicado em 14 mar 2022, às 09h55. Atualizado às 09h57.

Os usuários do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, não estão pagando para utilizar o serviço nesta segunda-feira (14). O objetivo é evitar transtornos à população no primeiro dia útil de operação da nova empresa que opera o sistema de transporte coletivo urbano, a Viação Santa Clara.

A bilhetagem dos ônibus ainda está em implementação e depende da entrega de parte do sistema antigo por parte do Consórcio Sorriso, não realizada até o domingo (13), data da mudança das empresas. Até que a implementação do sistema de bilhetagem seja concluída, fica garantida aos usuários a integração física entre as linhas de ônibus no Terminal de Transporte Urbano – TTU.

Nesta primeira etapa, os ônibus irão seguir os mesmos trajetos e horários. Entretanto, o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) fará alterações em rotas para que o tempo de circulação seja reduzido, além de evitar a superlotação nos veículos. 

Uma alternativa prevista é a implantação de linhas alimentadoras, passando por dentro dos bairros e evitando as longas esperas.

As linhas e horários podem ser consultados clicando aqui.

Novo transporte coletivo de Foz do Iguaçu

Entre os benefícios que passarão a ser oferecidos à população, estão ônibus com Wi-Fi, câmeras de segurança e parte da frota com ar-condicionado.

A empresa Santa Clara Ltda., que apresentou a menor proposta para a contratação emergencial, iniciou a operação com 66 ônibus, sendo 20 com ar-condicionado e todos com o fornecimento de Wi-Fi.  

A população continuará pagando o mesmo valor de passagem – atualmente em R$ 4,10 com dinheiro e vale-transporte comum, e R$ 2,05 para estudantes.

Os valores que os cidadãos possuem no cartão de vale-transporte deverão ser devolvidos pelo Consórcio Sorriso, que administra o Cartão Único. A empresa deverá anunciar em breve como o processo irá funcionar para que a população não precise pagar por um serviço que não irá receber. 

Os usuários que tiverem dificuldade em reaver os créditos devem procurar o Procon.  O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2105-8700 ou 99820-0235 (Whatsapp).

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