Funcionários que teriam votado pelo fim da greve colocam ônibus para circularem em Londrina
Na manhã desta quinta-feira (03), foi decidido que a paralisação dos ônibus circulares de Londrina, norte do Paraná, continua, após votação promovida pelo Sinttrol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina). Embora a maioria dos trabalhadores tenha votado por manter a greve, ônibus começaram a circular pela cidade.
Os responsáveis pela movimentação seriam os funcionários da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e da Londrisul Transportes Coletivos que votaram para acabar com a greve. Mesmo sendo em minoria e perdendo a votação, colocaram os veículos para cumprirem os itinerários. Nas duas garagens houve saída.
Em nota, a TCGL informou que “vem fazendo todo o possível desde o primeiro dia da paralisação para atender a população. Neste momento 16 motoristas aceitaram voltar ao trabalho“.
Na votação desta quinta-feira (03), funcionários da Londrisul e da TCGL optaram por continuar a greve. Dos 148 votos da Londrisul, 52 optaram por voltar ao trabalho, 95 por manter a paralisação e um nulo. Por parte dos trabalhadores da TCGL, 243 assinaram por não voltar ao serviço, 22 por retornar e dois votos em branco.
Esta quinta-feira (03) seria o terceiro dia de paralisação dos ônibus de Londrina. Trabalhadores cruzaram os braços após alegarem descumprimento de acordo com as empresas, falta de pagamento da participação de lucros e de um abono do vale-alimentação.
Em nota, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) afirma que “vai cumprir, de maneira ágil, a decisão judicial para o pagamento dos benefícios da participação nos resultados e do vale-alimentação dos trabalhadores do transporte coletivo”.
Mais uma vez, ressaltamos que os salários e o vale-refeição da categoria estão em dia, inclusive com os aumentos concedidos a partir de 1º de janeiro de 2022 (9% no salário, além do acréscimo de R$ 75,00 no ticket).
conclui a nota da CMTU.
Já a Londrinsul informou que está operando 100% das linhas, devido ao retorno de grande parte dos funcionários da empresa, nesta quinta-feira (3). Veja a nota completa:
“A Londrisul informa que a grande maioria dos funcionários da empresa decidiu retornar ao trabalho na manhã desta quinta-feira (3), o que permitiu a normalização dos serviços com operação de 100% das linhas.”