INSS aposentadoria: consulta e como é para quem nunca contribuiu
O INSS aposentadoria é um benefício oferecido aos cidadãos que comprovarem a contribuição com o instituto. Existem diversos tipos de aposentadoria e cada uma possui requisitos diferentes. A reforma da previdência, publicada em novembro de 2019, modificou todas as regras de aposentadoria, deixando o processo mais rígido para os beneficiários.
Se você não sabe como fazer a consulta da INSS aposentadoria ou se busca saber como funciona a aposentadoria para quem nunca contribuiu, acompanhe abaixo!
Para conferir todos os tipos de aposentadoria do INSS, acesse: https://www.inss.gov.br/beneficios/
INSS aposentadoria: consulta
Ainda é bastante comum encontrar filas imensas em frente às agências da Previdência, formadas por pessoas que buscam informações sobre a aposentadoria do INSS ou outros benefícios solicitados. O que muita gente não sabe é que a INSS aposentadoria consulta pode ser feita online.
Confira um passo a passo simples de como fazer consultas de aposentadoria online:
- Acesse o site do INSS;
- Em seguida, selecione “Consulta de situação de benefício”, no menu de serviços do lado esquerdo;
- Para saber se a aposentadoria foi concedida, basta clicar em “acompanhar pedido”;
- Já nos casos de benefício por incapacidade, selecione a opção ao lado;
- Cadastre-se ou faça o seu login na página do Meu INSS;
- Então, o resultado da consulta da aposentadoria será informado na opção “Agendamentos e solicitações”;
- Desça até o fim da página e clique em “Baixar processo”;
- Abra o documento e vá até a última página. Lá você saberá se a INSS aposentadoria foi deferida ou não.
A INSS aposentadoria consulta também pode ser feita pelo telefone 135, gratuitamente. A vantagem de se cadastrar no Meu INSS é ter acesso a diversos serviços do instituto. Pelo aplicativo, disponível para Android e iOS, a consulta da aposentadoria é ainda mais fácil. Baixe e confira!
Aposentadoria por idade: como funciona?
Simulador aposentadoria INSS
Para saber quanto tempo falta para se aposentar, ou realizar o cálculo do benefício, é possível contar com o simulador aposentadoria INSS.
Também conhecido como “Calculadora do INSS”, a ferramenta utiliza todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados no INSS para calcular o tempo de contribuição e valor da aposentadoria. Para acessar, clique neste link. Vale lembrar que este serviço também está disponível no app Meu INSS!
Aumento da aposentadoria INSS 2020
Em 2020, a previsão é que mais de 35 milhões de aposentados e pensionistas recebam a INSS aposentadoria. Neste ano, o benefício teve um aumento de 4,48%, valor que corresponde à variação da inflação.
Salário mínimo: valor ao longo dos anos no Brasil.
INSS aposentadoria para quem nunca contribuiu
Quem nunca contribuiu com o INSS pode se aposentar? Eis a dúvida de muitos trabalhadores. A verdade é que para solicitar a previdência a contribuição é obrigatória. Ou seja, neste caso o trabalhador não recebe a aposentaria. A mesma regra vale para aqueles que não contribuíram o suficiente para requerer o benefício, já que o INSS aposentadoria exige um número mínimo de contribuições mensais.
No entanto, o governo oferece um auxílio para os idosos que nunca contribuíram com o INSS, chamado de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Apesar de não ser previdenciário, o benefício garante um salário mínimo para aqueles que preencherem todos os requisitos.
O que é o BPC e como funciona?
O BPC é uma ajuda oferecida pelo Governo Federal, que dá direito a um salário mínimo mensal para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda familiar. Trata-se de um benefício da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Não exige contribuição como a INSS aposentadoria, mas para ter direito é preciso atender alguns critérios.
Confira abaixo quem pode receber o BPC e quais são os requisitos:
Idosos
- 65 anos ou mais, mediante comprovação da idade;
- Não receber nenhum benefício previdenciário;
- Renda familiar não deve ultrapassar ¼ do salário mínimo por pessoa;
- Idoso e sua família precisam estar inscritos no CadÚnico.
Pessoas com deficiência
- Qualquer idade;
- Não receber nenhum benefício previdenciário;
- Renda familiar não deve ultrapassar ¼ do salário mínimo por pessoa;
- Comprovação da deficiência, além do nível de incapacidade através da avaliação do Serviço de Perícia Médica do INSS;
- Beneficiário e sua família precisam estar inscritos no CadÚnico.
O Governo Federal é o responsável pelo pagamento do BPC, mas o procedimento é realizado pelo INSS, como acontece com a INSS aposentadoria. A solicitação do BPC também pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS e central 135.
INSS aposentaria x BPC
O benefício para quem nunca contribuiu com o INSS é praticamente uma aposentadoria, com a diferença de que a INSS aposentadoria oferece décimo terceiro e o BPC não.
Outra diferença da INSS aposentadoria e do BPC é que o segundo benefício não é vitalício, logo, é revisado a cada 2 anos, e pode ser cancelado caso o beneficiário não atenda mais os requisitos.
Confira no vídeo abaixo as principais formas de revisão da INSS aposentadoria. As revisões dos benefícios do INSS podem aumentar o valor das aposentadorias. Veja se você tem direito e como solicitar: