Londrina realiza desfile cívico-militar para o Sete de Setembro

por Maria Eduarda Paloco
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 6 set 2022, às 05h35. Atualizado em: 5 set 2022 às 22h51.

Um desfile cívico-nilitar em homenagem à independência do Brasil será realizado nesta quinta-feira (7), em Londrina, no Norte do Paraná. No total, cinco mil pessoas se inscreveram para desfilar no evento, que será na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste).

O evento deve acontecer das 9h às 11h30. A expectativa é de que 15 mil pessoas compareçam, entre espectadores e participantes. Os 5 mil inscritos são de 40 entidades diferentes, como escolas públicas e privadas, da APAE e do ILECE; grupo de escoteiros; representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs); das forças de segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal, Exército do Brasil, Tiro de Guerra, Corpo Bombeiros do Paraná), atletas e outros. 

“Esperamos que seja um desfile tranquilo, em que possamos celebrar a festa da democracia comemorando o bicentenário da Independência do Brasil, uma data tão significativa para nós, brasileiros”, afirma a organizadora do desfile na Secretaria Municipal de Educação, Andreia Militão.

O ponto inicial do desfile será na Avenida Leste-Oeste, entre as ruas Itajaí, Aracajú e Açungui. Os primeiros a desfilar serão os grupos especiais, entre eles: idosos, a fanfarra da APAE, as Amigas da Sercomtel e do Instituto Roberto Miranda.

Depois, devem entrar as escolas municipais, colégios estaduais e a Banda do Colégio Champagnat. Em seguida, entrarão os pelotões das forças de segurança, seus veículos e grupamentos. Outros participantes estarão presentes, como o grupo de escoteiros, a guarda mirim e outros.

Trânsito

Para realizar o evento, a partir das 7h do feriado, será impedido o trânsito de veículos de diversas ruas que dão acesso à Avenida Leste-Oeste. O bloqueio deve permanecer até as 13h, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação auxiliando. Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU)

Nos pontos de bloqueio estarão presentes policiais militares, Guarda Municipal ou um profissional da Secretaria Municipal de Educação auxiliando