Londrinenses podem entrar em contato com a Ouvidoria do município através de aplicativo de mensagens

por Ana Clara Marçal
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 24 ago 2021, às 14h32.

A Ouvidoria-Geral de Londrina, no norte do Paraná, aderiu a um novo canal de contato do órgão com a comunidade: o WhatsApp. Agora, a população pode enviar mensagens de texto, fotos e vídeos com as reclamações, solicitações, sugestões, denúncias ou elogios.

“Este é mais um serviço para facilitar a vida dos cidadãos que buscam a Ouvidoria. Somos um órgão de controle interno, ou seja, que verifica o termômetro das demandas da população e recomenda providências para que possam ser melhoradas na administração. Não somos um órgão de solicitação de serviço como tapa-buracos, troca de lâmpada, emissão de boleto do IPTU, por exemplo. Somos uma instância recursal, ou seja, quando o cidadão já procurou o serviço público e não foi atendido, nós somos o órgão que as pessoas devem procurar e se manifestar.”

explica o ouvidor-geral do município, Alexandre Sanches Vicente.

Como funciona?

As pessoas que desejarem utilizar esse canal de contato podem enviar uma mensagem de texto para o telefone (43) 3372-4530 com a sua manifestação. Deve-se encaminhar, também, o nome, telefone para contato e um e-mail para que o processo possa ser formalizado.

Mensagens de voz e anônimas não serão aceitas. Se a situação não couber à Ouvidoria, será feito uma orientação ao setor responsável.

Outros canais

O canal eletrônico no site da prefeitura (serviço 24 horas), ou os telefones 162, (43) 3372-4530, (43) 3372-4531, (43) 3372-4532 e (43) 3372-4533, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h45, assim como o atendimento presencial continuam funcionando normalmente. A Ouvidoria-Geral de Londrina fica localizada no piso térreo da prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, número 635.

Ouvidoria

O órgão funciona como a porta de entrada de solicitações de serviços, em uma instância recursal. Se uma demanda não foi atendida por uma secretaria, a pessoa pode procurar a Ouvidoria para protocolá-la. Ela também tem a capacidade de fazer recomendações à administração municipal relacionadas a queixas frequentes para que políticas públicas possam melhorar ou corrigir a situação. Outra incumbência do órgão é em relação ao acompanhamento da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.709/2018 – LGPD).

A população pode registrar demandas de Pedido de Acesso à Informação, Reclamação/Crítica, Denúncia, Elogio, Solicitação de Informações que não se enquadram na Lei de Acesso à Informação (LAI), sugestões ao órgão e apresentação de solicitação de simplificação de atos administrativos pelo poder público.