Marcha da Diversidade terá homenagem a passageiro morto ao defender casal LGBTQI+
O evento acontece neste domingo (30), a concentração será na Praça 19 de dezembro, partir das 10h
No domingo (30), acontecerá a 7º marcha da diversidade em Curitiba, durante o evento será realizada uma homenagem a Oziel Branques dos Santos, passageiro morto em um ônibus ao defender duas pessoas LGBTQI+.
Os organizadores do evento farão um discurso para homenageá-lo. Além disso, durante a marcha o público foi convidado a usar verde e amarelo. “A bandeira também é nossa! Então, vem para a marcha de verde e amarelo, porque a bandeira é do orgulho e é nossa!”, disse Rafaely Wiest, fundadora da marcha em uma vídeo publicado no perfil oficial do evento.
A marcha também contará com a presença de diversos artistas, entre eles: Alekys DJ, Alexa Virmon, Ally, Amyz e Batuque das Minas. A concentração do evento acontece às 10h na Praça 19 de dezembro (Praça do Casal Nu).
Lucas Siqueira, diretor do Grupo Dignidade, que também aparece no vídeo, fala sobre a motivação para que a organização tomasse a decisão. “Durante o governo Bolsonaro, as cores se tornaram parte da campanha de extrema-direita. Os eleitores do ex-presidente se manifestaram diversas vezes usando verde e amarelo nas ruas e também nas eleições. Agora é nossa vez de demonstrar que a bandeira nacional representa todos os brasileiros”.
Conforme Siqueira, a 28ª Parada LGBTI+ de São Paulo deu início a ideia e tomou a Avenida Paulista, na capital paulista, com as cores da bandeira do Brasil. “Agora é a vez de Curitiba fazer o mesmo”, cita.
LGBTQI+: 7ª Marcha da Diversidade
De acordo com os organizadores, o evento tem início com a concentração às 9h, na Praça 19 de Dezembro, também conhecida como Praça do Casal Nu.
Os trios oficiais da 7ª Marcha da Diversidade saem às 13h40 do ponto de concentração e seguem pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete. Em 2024, a Marcha completa a “trilogia” de temas LGBTI+. “Democracia em Todas as Cores” foi o tema utilizado em 2022, já em 2023 a marcha recebeu o título de “Uma História de Orgulho” e, agora, segue com “Curitiba Vota com Orgulho”. Além disso, neste ano haverá intérprete de Libras nos palcos do evento.
O objetivo do tema é chamar a atenção da comunidade LGBTI+, em Curitiba e no Paraná, para que vote de forma responsável, a favor de políticas públicas que atendam a comunidade. Em sua última edição, o evento reuniu 40 mil pessoas. A expectativa é que esse número passe para 50 mil em 2024.
Serviço
- Data: 30 de junho
- Local: Concentração às 10h na Praça 19 de dezembro (Praça do Casal Nu) e segue pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete.
- Evento gratuito
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!