Mecânica de motos: cursos e noções básicas de manutenção
Entender o básico sobre a mecânica de motos é importante para identificar se há algum problema, prezar pela manutenção do seu veículo e até evitar ser enganado por algum mecânico mal-intencionado. Para quem tem interesse em atuar no segmento, existe o curso de mecânica de moto.
Há manutenções que você pode fazer em casa mesmo, preservando sua moto e garantindo sua segurança ao utilizá-la. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura a seguir.
Mecânica de motos
A mecânica de motos diz respeito ao conjunto de peças e funcionamento em harmonia para garantir o desempenho adequado do veículo e segurança para o condutor.
Ao contrário do que alguns pensam, essa prática não se limita apenas ao bom funcionamento do motor. Confira os principais motivos para manter os cuidados com a mecânica de motos:
- Melhor desempenho na rua e na estrada;
- Economia de combustível e óleo lubrificante;
- Estabilidade na condução;
- Redução de acidentes por problemas mecânicos.
Durante o curso teórico do CFC (Centro de Formação de Condutores), temos acesso a um conteúdo básico sobre a mecânica dos veículos. No entanto, na maioria das vezes, só usamos esse conhecimento para fazer a prova e tirar a CNH.
De fato, é mais fácil entender a mecânica de motos e de qualquer outro veículo na prática, observando e manuseando você mesmo. Por isso, aqui, apresentaremos alguns elementos fundamentais para você ter uma noção básica da mecânica da moto e poder realizar os cuidados preventivos da sua. Além disso, mostramos ainda como são os cursos de capacitação na área.
Curso de mecânica de motos
Se você se interessa bastante por manutenção automotiva, o curso de mecânica de motos é uma excelente opção para ampliar seus conhecimentos e utilizá-los de forma comercial, prestando serviços mecânicos.
O mercado na área é bastante promissor, especialmente em regiões onde a utilização de motocicletas é mais comum como, por exemplo, no nordeste do país.
Em um curso ou oficina mecânica de motos o conteúdo é totalmente voltado para a manutenção e reparos do veículo. Dessa forma, é possível garantir a entrada no mercado de trabalho.
Curso de mecânica de moto no SENAI
O curso de mecânica de moto do SENAI é um dos mais buscados e recomendados. Nele você aprenderá a diagnosticar possíveis falhas e defeitos e fazer reparos nos sistemas eletrônicos (carga e partida, iluminação e sinalização, ignição, injeção eletrônica e eletrônica embarcada) e mecânicos (motor, transmissão, freios, suspensão e direção, rodas e chassi).
Para fazer o curso de motocicletas do SENAI é preciso ter concluído o ensino fundamental e ter, no mínimo, 16 anos completos. Confira um vídeo com mais detalhes sobre este curso:
Quanto custa o curso de mecânica de motos?
Os valores do curso de mecânica de motos variam de acordo com a instituição e localidade. Algumas escolas como o SENAI contam com programas de bolsas de estudo ou cursos online grátis.
Diferentes tipos de motos
As motos não são todas iguais. Há, assim, diferentes tipos para esse veículo de duas rodas. Para entender melhor as noções básicas de mecânica de motos, é preciso saber quais são os principais tipos de motos:
- Motoneta
Também conhecida como Scooter ou Lambreta, é o tipo de moto “retrô”, em que as pernas do piloto ficam na frente, como se estivesse sentado em uma cadeira, e não nas laterais do corpo, como na motocicleta.
- Ciclomotor
Também conhecido como cinquentinha ou moto 50 CC, é um veículo de até 50 cilindradas e que atinge velocidade máxima de 50 km/hora.
- Motocicleta
É o veículo de duas rodas mais conhecido e mais usado. Seu motor pode ter de 125 até 500 cilindradas, com velocidade máxima de até 150 km/ hora.
Além destas, ainda existem outros tipos, mais utilizados para a prática esportiva ou por hobby, como: off-road, esportiva, custom, chopper, naked e a roadster.
Noções básicas de mecânica de motos
Se você não quer se profissionalizar na área, saiba que é possível aprender as noções básicas de mecânica de motos na prática.
Estar de olho nos itens abaixo poderá poupar seu tempo e dinheiro. Cuidando bem de sua moto, você evita que imprevistos aconteçam e aumenta sua segurança no trânsito. Confira algumas dicas!
Manutenção do motor
Uma das formas de entender e cuidar de sua moto é ficar de olho no motor. Três elementos são fundamentais para o funcionamento adequado: o óleo, a corrente e o filtro de ar.
- Óleo
O óleo tem dupla função na moto: auxiliar no funcionamento do câmbio e do motor. Em motocicletas com motor refrigerado a ar, o óleo funciona, ainda, para resfriar o motor.
Este fluido tem a função de lubrificar as peças do motor, que é muito exigido por conta da alta velocidade atingida pela motocicleta.
Quando passa da hora de trocar o óleo, ele perde a viscosidade. Assim, perde também sua capacidade de lubrificação, gerando desgaste nos componentes do motor, maior ruído e falha no funcionamento. Por isso, estar atento ao óleo é um dos princípios da mecânica de motos.
Para saber qual óleo usar e quando trocá-lo, é necessário seguir a orientação do fabricante. Em geral, o período para troca varia de 3 a 6 mil quilômetros rodados. Confira regularmente se o nível de óleo de sua motocicleta está adequado.
- Corrente
A corrente é responsável por transmitir a força do motor às rodas. Pelo menos a cada 400 quilômetros rodados, é necessário fazer a manutenção da corrente. É importante mantê-la lubrificada com o óleo adequado, conforme recomendado pelo fabricante.
Verifique também a tensão da corrente. Caso ela esteja muito frouxa ou muito apertada, poderá acabar provocando um acidente.
- Filtro de ar
O filtro de ar amplia a entrada de oxigênio nas câmaras de combustão, barrando as impurezas do ar. Quando o filtro de ar não é trocado no momento certo, pode atrapalhar e até impedir a passagem do oxigênio.
Por isso, faça a limpeza regular do filtro de ar, quando possível, e troque-o quando necessário. De acordo com a mecânica de motos, é necessário verificar o filtro a cada mil quilômetros rodados.
Mecânica de motos: vida útil do motor
O motor possui tempo de vida útil, mas alguns comportamentos podem encurtar a sua durabilidade, como trafegar em vias irregulares com muita frequência, utilizar combustível de procedência duvidosa e forçar a troca de marcha.
De qualquer maneira, sua motocicleta dá sinais de que já é hora de trocar o motor. Um deles é o superaquecimento frequente, mesmo após percorrer pequenos trajetos.
Outro sinal de que o motor perdeu sua vida útil é ouvir barulhos incomuns quando girar a chave de ignição, ao invés do arranque esperado. Isto significa que o motor está fundindo. Neste caso, será necessário fazer sua substituição.
Atenção aos freios
Conhecer a mecânica dos freios é extremamente importante para cuidar de sua moto e de sua segurança.
Em modelos de freio a disco, é possível observar facilmente as pastilhas, que ficam expostas. Se elas já não estiverem mais em condições de uso, a troca é necessária. Persistir no uso de pastilhas desgastadas pode implicar, ainda, em dano no disco.
Em freio a tambor, é preciso desmontar a peça para identificar a integridade das pastilhas. Alguns sinais de que é hora de trocá-las são:
- Barulho incomum
- Freio traseiro baixo
- Freio dianteiro amolecido
Ainda sobre o freio, verifique o óleo e troque-o pelo menos uma vez ao ano, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
Verifique os cabos
Os cabos também devem ser fonte de atenção constante. Se não forem cuidados, podem se romper e provocar graves acidentes de moto. Os cabos aos quais se deve estar atento são:
- Cabo de freio
- Cabo de embreagem
- Cabo do acelerador
Eles são facilmente identificados, pois estão localizados próximos a cada uma das respectivas peças. Os cabos precisam ser regularmente lubrificados e ajustados, para aumentar sua vida útil e evitar acidentes.
Mecânica de motos: não se esqueça dos pneus
Os pneus também são parte importante da mecânica básica de sua motocicleta. Para cuidar bem do veículo de duas rodas e evitar multas de trânsito, eles devem ser fonte de atenção.
Pneus murchos comprometem a agilidade da moto e geram maior desgaste. Já pneus com calibragem acima do recomendado pelo fabricante tornam a condução mais difícil.
Por isso, para saber a calibragem ideal para a sua moto, verifique o volume indicado pelo fabricante. Realize a calibragem, no máximo, quinzenalmente, ou a cada mil quilômetros rodados.
E não se esqueça de conferir os sulcos dos pneus. Pneus carecas são ainda mais perigosos em motos do que em outros veículos.
Precisa de ajuda? Então vá até a mecânica de motos mais próxima ou deixe o seu comentário!
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