Missas e cultos presenciais estão suspensos em Curitiba, alerta prefeitura
Após circularem vídeos de líderes religiosos informando que estão liberadas as missas e os cultos, a prefeitura de Curitiba resolveu alertar que isso não é verdade. Neste sábado (18), em nota, a prefeitura informou que as missas e cultos presenciais estão suspensos em Curitiba.
Nos vídeos, os líderes religiosos informavam que estariam liberadas as missas e cultos, de acordo com a Resolução 734/2020 da Secretaria Estadual da Saúde. “Atendendo pedido do Ministério Público do Estado do Paraná, a Justiça já havia decidido pela suspensão dos trechos de decretos, resoluções e nota orientativa que incluíam a atividade religiosa como essencial”, explicou a nota da prefeitura.
Em Curitiba, no momento, continua em vigência o decreto 810/2020. O documento informa que está suspensa a realização de missas e cultos religiosos presenciais, com assembleia comunitária de fiéis.
As igrejas e templos religiosos podem abrir para o funcionamento de assistência religiosa individual e atividades administrativas. Também está permitida a realização de assistência religiosa coletiva por meio da internet e outros meios de tecnologia da informação, bem como missas e cultos drive-in.
“As medidas restritivas são necessárias para que Curitiba consiga enfrentar a pandemia do novo coronavírus”, destacou a nota da prefeitura. Nesta sexta-feira (17), foram registrados novos 465 casos de covid-19 e outras 13 mortes de moradores da cidade. Com isso, a capital se aproxima, cada vez mais, de ser imposta a bandeira vermelha, o que acabaria trazendo novas medidas ainda mais restritivas.