Morre em Maringá padre brasileiro que ensinou português a dois papas

Publicado em 27 ago 2022, às 09h28.

O cônego Benedito Vieira Telles morreu aos 93 anos em Maringá na noite dessa quinta-feira (25). Ele estava hospitalizado desde o dia 8 de agosto em decorrência de pneumonia e infecção urinária. Professor universitário, o cônego era reconhecido por ser bastante culto, tendo ensinado a Língua Portuguesa a dois papas.

Nascido em Bueno Brandão (MG), ele chegou a Maringá em 1960. Naquele mesmo ano, Telles foi o primeiro presbítero ordenado na Diocese de Maringá, por Dom Jaime Luiz Coelho. A celebração foi realizada na catedral, quando ela ainda era de madeira.

Formado em filosofia, teologia e direito, membro da Academia Maringaense de Letras, cônego Telles foi professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde lecionou por 36 anos. Também foi professor da Unicesumar.

Quando morou em Roma, foi convidado pelo papa João Paulo II a ensinar ao Sumo Pontífice a Língua Portuguesa. Outro aluno do cônego Telles foi o cardeal Joseph Ratzinger, que se tornaria o papa Bento XVI.

Além da Catedral de Maringá, padre Telles trabalhou nas paróquias de Inajá, Atalaia e Guairaçá, hoje pertencente à Diocese de Paranavaí, e foi capelão do Albergue Santa Luíza de Marillac.

O velório foi realizado na Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória e o sepultamento aconteceu no Cemitério Rainha da Paz, na tarde desta sexta-feira (26).