Nível de rios em Jataizinho sobe até 3 metros e Defesa Civil monitora áreas de risco
A Defesa Civil divulgou nesta sexta-feira (24) que os rios de Jataizinho, no Norte do Paraná, estão até 3 metros acima do nível normal, após as chuvas nos últimos 30 dias na região, que acumularam 350 mm. O município monitora as famílias em áreas de risco e os rios, que já alagaram em uma região de chácaras.
Leia também:
- Chuvas deixam município de Floresta debaixo d’água; muro de CMEI desabou
- VÍDEO: Rio transborda, alaga cidade e causa estragos no Paraná
- Moradores ficam ilhados após alagamento no Norte do Paraná e são resgatados
O rio Tibagi, que fica às margens do município, apresentou aumento de 3 metros no nível da água durante estes últimos dias de monitoramento, já o afluente Jataizinho, que corta a cidade, teve aumento de 2 metros, de acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Rodolfo Brandão.
Uma reunião é realizada nesta sexta-feira (24) com o prefeito do município, secretários municipais e a Defesa Civil para fazer uma avaliação sobre a situação na cidade e definir como se dará o apoio aos moradores de áreas de risco. O coordenador explica que é necessário redobrar a atenção nestes locais durante o período de fortes chuvas.
Moradores em áreas de risco
Existem aproximadamente 300 pessoas morando em três conjuntos habitacionais da cidade que são consideradas áreas de risco pelo município. Ainda de acordo com Rodolfo Brandão, um núcleo comunitário de proteção foi criado com os moradores para informar sobre situações de risco.
Ele ressalta que um grupo no WhatsApp é usado por pessoas que moram nestes locais: “fazemos disparos de informáticos técnicos da coordenadoria estadual, replicamos as informações no grupo e quando percebemos que choveu em cidades antes de Jataizinho, conseguimos comunicar aos moradores e fazemos monitoramento em loco”.
A região de chácaras Recanto Beira Rio teve parte das ruas alagadas nesta sexta-feira (24), como mostra a imagem abaixo: