O espetáculo não pode parar.

Pensamentos e Reflexões

por Jorge Jubrail
Publicado em 28 nov 2023, às 09h05.

Bom dia.

Há poucos dias, infelizmente, uma jovem passou mal com o calor extremo e veio a óbito durante o show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro. A discussão ficou mais uma vez sobre quem é o culpado, se São Pedro que não fez chover e mandou um calorão, da cantora Taylor que não cancelou o show por causa desse calorão ou da organização…

É muito complicado apontar dedos, buscar culpados, mas, o fato é que o espetáculo não pode parar e não é de agora e não é apenas o espetáculo artístico, o esportivo também não para, mesmo diante de catástrofes anunciadas, por vezes, alertadas pela própria defesa civil.

Quem é mais velho, com certeza, se recorda da morte do piloto tricampeão Airton Senna, que se acidentou no GP de San Marino em Imola, no dia 01 de maio de 1994, um dia depois de outro piloto falecer nos treinos para a corrida que não foi cancelada, mesmo após esse primeiro acidente fatal.

Há alguns anos, vários jovens faleceram dentro de uma casa noturna do Rio Grande Sul que pegou fogo, após uma série de erros cometidos, desde a organização que não facilitou a saída das pessoas durante o incêndio, do músico que realizou um espetáculo pirotécnico dentro de um ambiente fechado e, até de quem idealizou uma casa de show num ambiente com revestimento no teto altamente inflamável e tóxico.

No Brasil, às vezes, o ônus da culpa recai sobre a vítima. Quem nunca ouviu os seguintes comentários:

– Foi assaltado porque parou no semáforo de madrugada ou porque estava andando num lugar escuro e perigoso…

– Foi assediada porque estava usando saia curta ou estava usando decote ou, ainda, porque estava dançando de forma sensual…

Como sabemos que o show não pode parar e não podemos facilitar receber o ônus da culpa, então, toda vez que nossa intuição “cochichar” no nosso ouvido para não fazer algo, mesmo que a organização e as autoridades digam que é seguro, cuidado! Melhor dar ouvidos à intuição e avaliar se vale o risco ou não de “puxar” culpa de alguma catástrofe para nós mesmos…

Excelente terça-feira.

Mostrar próximo post
Carregando