Ônibus de Curitiba vão circular com apenas 50% de ocupação a partir de segunda-feira (15)

por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 13 jun 2020, às 12h36. Atualizado às 12h37.

A partir desta segunda-feira (15), os ônibus de Curitiba vão circular com ocupação máxima de 50%.

Além disso, a recomendação é que os motoristas não parem mais em estações-tubo ou pontos se o veículo já estiver com metade da capacidade ocupada.

Ônibus de Curitiba: medida é para manter distanciamento social entre os passageiros

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a medida é para manter o distanciamento social entre os passageiros e evitar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, as medidas estão sendo mais rígidas por conta do aumento do número de casos de coronavírus na capital.

“Os ônibus já estavam saindo com lotação máxima de 50% dos principais terminais, mas verificamos que acabavam enchendo durante o percurso. Para evitar que isso ocorra, agora os motoristas estão autorizados a não parar se já estiverem com 50% de lotação. É uma medida necessária e que vai ter que contar com a paciência do passageiro, que vai ter que se programar para esperar pelo próximo ônibus”, afirmou o presidente

Reforço na frota

Na semana passada, a Urbs fez mais um reforço de frota. Desde segunda-feira (8) foram colocados mais cinco ônibus biarticulados na linha Pinheirinho-Rui Barbosa a partir das 17h, além de mais veículos nas linhas Rio Bonito, Rio Bonito – CIC e Dalagassa. Somente na linha Pinheirinho-Rui Barbosa, a frota será ampliada em 33%.

Com a reabertura dos shoppings, a Urbs ampliou de 65% para 80% o uso da frota de 1,5 mil veículos. 

Conforme a Urbs, a demanda diária de passageiros está em média de 290 mil pessoas, ainda 62% abaixo do período antes da pandemia.

Além disso, a linha Inter 2 passou a funcionar com 100% da frota nos dias úteis.

As linhas expressas Pinheirinho-Rui Barbosa, Santa Cândida-Capão Raso e Circular Sul operam com 90% da capacidade nos horários de maior movimento e as linhas alimentadoras, que atuam na região Sul da cidade, trabalham com 100% no horário de pico. Também foi feito o reforço na linha Boqueirão-Centro Cívico nos picos da manhã e da noite.

De acordo com o presidente da Urbs, o monitoramento do comportamento das linhas é permanente e o reforço da frota é gradual.

Por fim, para evitar aglomerações, todos os terminais têm marcações para que os passageiros mantenham uma distância de, no mínimo, 1,5 metro entre si, e há distribuição de folders com orientações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e a necessidade de manter as janelas dos veículos abertas.

Por fim, a recomendação é que os passageiros utilizem álcool em gel, e que grupos de risco só utilizem o transporte em caso de necessidade e de preferência fora do horário de pico.

Fiscais e agentes da Guarda Municipal fazem o trabalho de orientação, que ganhou também o apoio do Exército desde o último dia 14 de maio.