Polícia amplia idade para atualização da fotografia do RG de crianças pela internet
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ampliou a faixa etária para a solicitação de atualização de fotos em carteiras de identidade através 2ª Via Fácil, totalmente pela internet. Crianças a partir de 10 anos de idade passam a ter acesso ao serviço. Antes, a idade limite era 16 anos.
A modalidade é a primeira ferramenta do gênero no país e permite ao cidadão fazer remotamente o pedido de uma nova carteira de identidade, enviando uma foto da câmera do celular ou do computador, sem precisar ir até um posto de atendimento.
As solicitações agora podem ser feitas para crianças que tenham feito o primeiro documento a partir dos 10 anos de idade.
O diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto, avalia a importância da ferramenta. “A 2ª Via Fácil evita aglomerações e facilita a solicitação do cidadão, pois é possível fazer o pedido pelo computador ou celular. Além disso, a ferramenta otimiza os serviços prestados pela PCPR.” conclui Michelotto.
SOLICITAÇÕES
Nos primeiros dois meses de 2021 a PCPR já emitiu mais de 22 mil carteiras de identidade, sem a necessidade de o cidadão ir ao posto. Os documentos foram solicitados pela 2ª Via Fácil. A modalidade contribuiu para que 22.467 mil pessoas permanecessem em casa.
Em 2021, mais de 18 mil documentos foram somente reimpressões na modalidade, outros 3.602 mil foram emitidas com atualização de fotos.
Desde o lançamento da 2ª Via Fácil, em outubro de 2020, foram emitidas 7.925 identidades com atualização de fotos.
A necessidade de ir até o posto de identificação continua para aqueles que não possuem fotografia e impressões digitais no sistema, ou que desejarem realizar alterações no cadastro.
COMO FUNCIONA
A solicitação da 2ª Via Fácil pode ser feita pelo portal da PCPR, na aba de serviços, o cidadão encontrará o campo carteira de identidade e em seguida “agendamento”.
O custo do documento é de R$ 36,72. A entrega do documento é realizada mediante autenticação biométrica, do próprio cidadão, no Posto de Identificação, garantindo a segurança do processo.