Prefeitura de SJP cancela cobrança do IPTU após reclamações de moradores
A prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), se manifestou e cancelou a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) após reclamações dos moradores que se surpreenderam negativamente com o carnê deste ano. O valor do IPTU foi reajustado para além da inflação, que é de 10% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O valor pago pelos contribuintes chegou a ser até cinco vezes maior do que o tributo do ano anterior.
Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais, informou que os moradores que já efetuaram o pagamento, mas tiveram divergência nos valores, devem ir até a prefeitura para a devolução do valor pago.
“Estarei montando uma comissão junto com a secretária competente para que possam estar levantando todos os casos quais possam estar ocorrendo erro ou reclamação do contribuinte”,
afirmou.
Essa mudança se deu porque a prefeitura fez um novo levantamento das metragens dos imóveis que, de acordo com o órgão, estava defasado há 20 anos.
Conforme a reportagem da RICtv, o levantamento, feito em julho de 2019, vistoriou todos os 117 mil imóveis das áreas urbana e rural de São José dos Pinhais e foram encontradas divergências entre a área informada ao município e a de fato construída em 26 mil imóveis.
- Leia também: Bairros de Curitiba e da região metropolitana ficam sem água nesta segunda e terça (7 e 8); veja lista
O secretário de finanças Roberto Weirich disse à RICtv que é de obrigação do próprio contribuinte comparecer ao município e informar sobre a reforma no imóvel, visto que é preciso de alvará da prefeitura para a possível obra.
A prefeita comunicou que, em caso de dúvidas, os moradores que realizaram mudanças na área total construída do seu imóvel, agora terão até o final do ano para esclarecer.