Procon de Sarandi exige melhorias em atendimentos bancários na cidade
Nesta sexta-feira (04), o Procon de Sarandi determinou aos bancos e cooperativas estabelecidos na cidade que apresentem um plano de adequação de atendimentos presenciais. Com queda nos números da Covid-19, reabertura da economia e flexibilização do isolamento social, o Procon defende melhorias no atendimento bancário.
O Procon quer que os bancos adotem medidas como ampliação no horário de atendimento, maior número de guichês e de caixas eletrônicos e disponibilização de mais funcionários no apoio ao atendimento presencial, entre outras medidas.
“No atual cenário, não vemos justificativa plausível para que as agências ainda estejam com atendimentos presenciais reduzidos e colocando os usuários em eventuais situações constrangedoras“, afirma o coordenador do órgão, Lucas Dornellos.
Ele diz ainda que, no decorrer da pandemia, o órgão tem realizado o monitoramento da qualidade dos serviços bancários. “Continuamos o trabalho de atendimento a reclamações e denúncias, materializando as irregularidades com vídeos e fotos para montagem de processos administrativos e realizando as autuações, mas principalmente, mantendo o canal de diálogo constante com a direção regional das instituições e analisando as justificativas por partes dos bancários”.
A chefe de fiscalização do Procon de Sarandi, Eliane Manfrinato, orienta que a lei municipal e estadual vigente, prevê o tempo de espera de até 20 minutos em dias normais, e de até 30 minutos em vésperas e pós feriados para atendimento nos guichês de caixa. “Basta que o consumidor nos encaminhe a cópia da senha com os horários de chegada e de atendimento, comprovando que foi atendido com tempo de espera além do permitido, para aplicarmos multa ao banco”.
O consumidor poderá enviar o comprovante da irregularidade no e-mail proconsdi@gmail.com ou formalizar a reclamação na sede do Procon de Sarandi, localizada na Rua Castro Alves, 952, Jd. Independência. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.