por Redação RIC.com.br
Com informações da repórter Thais Camargo, da RIC Record TV Curitiba e supervisão de Giselle Ulbrich

Um dos equipamentos fundamentais para as operações de voo do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, está há mais de um mês sem funcionar. O sistema de pouso ou aterragem de aeronaves, mais conhecido como ILS, orienta os pilotos em dias de mau tempo. E a falta desta ferramenta está causando uma série de cancelamentos das viagens.

Segundo a Infraero, no dia 14 de agosto raios danificaram os componentes do sistema. O conserto depende da chegada das peças importadas. A expectativa é de que este reparo ocorra até outubro.

Em entrevista à RIC Record TV, o instrutor de voo, Ariel Morilhas Corrêa da Costa, falou da importância dessa ferramenta.

“Esse instrumento especificamente vai fazer ele me guiar, tanto lateralmente quanto verticalmente até a pista com segurança, ou seja, ele trás a aeronave até o chão de acordo com os parâmetros que a gente tem dentro do painel da aeronave.”

contou o instrutor.

Caso o ILS não funcione, a aeronave irá arremeter, ou seja, seguir para outra localidade ou ficar em espera até que o clima de Curitiba melhore e o pouso seja seguro.

Em nota, a companhia aérea Azul destaca que sem o equipamento as condições de pouso em mau tempo ficam limitadas, o que acaba gerando atrasos e cancelamentos de voos, mas não interfere na segurança operacional.

Segundo informações da Latam, de 14 de agosto a 21 de setembro a empresa teve 19 voos cancelados e 10 precisaram ser alternados para outras cidades por conta do problema.

24 set 2021, às 22h24.
Mostrar próximo post
Carregando