Rodízio de água é suspenso após chuvas em Carlópolis e Santo Antônio da Platina
As chuvas desta quarta-feira (29) possibilitaram suspender o rodízio no abastecimento de água em Carlópolis e Santo Antônio da Platina a partir desta quinta-feira (30). Em poucas horas, foram registrados mais de 50 milímetros de precipitação. Os ribeirões Jaboticabal e das Bicas voltaram a verter água dentro da normalidade nos pontos de captação da Sanepar.
A situação de Quatiguá, no entanto, segue ainda sem mudança, com apenas 10 milímetros de chuva. O volume recuperou parcialmente o nível do Ribeirão Lajeado, mas não o suficiente para a suspensão imediata do rodízio. No entanto, como já previsto, a Sanepar irá manter o abastecimento nos dias 31 e 1º para dar mais conforto à população na passagem de ano. O rodízio retornará no domingo (2) e seguirá a programação até o dia 9, conforme divulgado anteriormente. A Sanepar segue analisando todos os dias a situação e, se houver chuva suficiente, pode suspender a qualquer momento.
O gerente regional da Sanepar em Santo Antônio da Platina, Victor Romano, afirma que a Companhia está buscando novas alternativas de captação de água para cidades da região. A estratégia faz frente à estiagem que colocou os principais mananciais de abastecimento em situação crítica, no limite mínimo de operação, o que exigiu a implantação de rodízios.
“Esta situação é sem precedentes e nos obrigou a esta medida mais dura, porém justa, por não deixar apenas uma região desabastecida, normalmente a mais distante dos reservatórios, em detrimento de outra”, destaca. “O rodízio é um modelo alternativo de abastecimento que visa equalizar a situação de falta de produto no volume suficiente para atender a demanda”,
completou.