Saiba o que fazer quando uma pessoa está pegando fogo

Publicado em 9 nov 2020, às 14h37. Atualizado às 15h42.

Em casos de acidentes em que uma pessoa pega fogo em decorrência de uma combustão, ou seja, quando um combustível reage com um comburente que contenha o gás oxigênio (O2) como o ar, liberando energia em forma de calor, é muito importante saber como reagir até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Nesses casos, atitudes rápidas e bem direcionadas podem ajudar a salvar uma vida, e por isso as orientações a seguir são imprescindíveis em acidentes em que uma pessoa pega fogo.

O que fazer quando uma pessoa está pegando fogo? O primeiro passo é acionar o 193

De acordo com a orientação do Corpo de Bombeiros, o primeiro passo nesses casos é acionar o mais rápido possível uma viatura pelo 193.

Além disso, conforme a tenente Ana Paula Bagge Latuf, enquanto a viatura se desloca ao endereço do acidente é importante que seja feito o abafamento do local que está em chamas com uma toalha ou um cobertor para acabar com o oxigênio, já que é este o componente que faz com que o fogo permaneça.

“Se no momento do acidente você não tiver acesso a esses materiais, a orientação é que a pessoa deite no chão e faça o rolamento para um lado e para o outro”, afirma a tenente.

Outra orientação importante é que não é recomendado a utilização de extintores de pó, co2 ou água, pois estes itens podem agravar a lesão, machucando ainda mais a queimadura da vítima.

“A questão de compressas úmidas, a orientação é que não seja colocado por um longo período principalmente em regiões mais extensas de queimadura, pois elas podem causar uma hipotermia na vítima por conta da baixa temperatura”.

Com relação as queimaduras, o Corpo de Bombeiros também orienta que as bolhas causadas nos acidentes não sejam furadas e que a vítima não tente tirar peças de roupas.

“Pra esses casos em que a chama ainda estiver na pessoa é importante priorizar as orientações de abafamento do fogo”. conclui Ana Paula.

Esse artigo foi elaborado devido ao caso do médico que veio a óbito, após ter 70% do corpo queimado.